Cidade

Prefeitura reforça vacinação contra a Covid-19 na comunidade Nações Indígenas, na zona Oeste

Equipes do Distrito de Saúde Oeste da Prefeitura de Manaus realizaram nesta quarta-feira, 16/2, ação de vacinação contra a Covid-19 na comunidade Nações Indígenas, localizada no Tarumã, zona Oeste. No local, que existe há 12 anos, vivem cerca de 320 famílias de 12 etnias. Na ocasião, foi oferecida a primeira dose da vacina para as crianças de 5 a 11 anos, e primeira, segunda e terceira doses para a população de 12 anos e mais.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a prefeitura procura facilitar o acesso da população a essa imunização, disponibilizando pontos descentralizados e estratégicos, além de levar a vacinação a comunidades mais isoladas. “Nosso trabalho é no sentido de imunizar todas as pessoas que estejam nos critérios do Ministério da Saúde para receber a vacina. Essa é a principal forma de protegermos a população, razão pela qual nossas equipes não medem esforços e organizam ações como essa, de hoje, na comunidade Nações Indígenas”.

A enfermeira Isabel Hernandes, chefe da Divisão de Imunização da Semsa, classificou como positivo o resultado da ação. “Nós tínhamos a expectativa de vacinar em torno de 60 pessoas aqui nessa comunidade, mas o movimento nos surpreendeu. A adesão dos moradores foi excelente, principalmente com muitos adultos para receber a primeira dose”, destacou.

Aos oito anos, o pequeno Matheus Oliveira, da etnia kokama, recebeu a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer. “Se não tomar a vacina, pode ficar muito doente e até morrer. Todo mundo deve tomar”, disse.

Adriana Barros da Costa, 25 anos, pertence à etnia miranha. Ela aproveitou e já tomou a terceira dose, para garantir o reforço da imunização. “Na minha casa, todos já estão vacinados, até o meu filho pequeno que agora vai esperar o dia da segunda dose”, contou.

A cacique Ana Célia Barros da Costa, líder da comunidade Nações Indígenas, falou da importância da vacinação. “Essa vacina representa muito aqui na nossa comunidade, é um bem para todos que moramos na comunidade Nações Indígenas. Nós agradecemos muito essa iniciativa da prefeitura, de trazer essa proteção também aqui para a nossa gente, desde as crianças, até os adultos, com todas as doses que precisamos”.

Nesta quinta-feira, 17/2, a Semsa levará a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos. A outra comunidade indígena, a Associação Unindo Etnias, localizada no conjunto Cidadão 10, na rua Paraná do Barroso, quadra 14, nº 119, bairro Tarumã, também na zona Oeste.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Asfalta Manaus’ da prefeitura chega às ruas do conjunto Juruá

Redação Am

Praças do Centro recebem ação de limpeza da Prefeitura de Manaus

Redação Am

Prefeito David Almeida participa de reunião sobre educação e transporte coletivo com representantes de todo o país

Redação Am
Sair da versão mobile