Reforçando a importância da amamentação natural para a saúde de bebês e crianças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou a abertura simbólica do mês do aleitamento materno, o “Agosto Dourado”, na manhã desta terça-feira, 1º/8, na Unidade de Saúde da Família (USF) Lago do Aleixo, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinalou que a programação do “Agosto Dourado” vai alcançar todas as unidades da rede municipal, com o reforço de ações de educação em saúde e de sensibilização da população acerca da importância da alimentação dos bebês com o leite produzido pela mãe e seus benefícios.
“O ato de amamentar é um dos mais importantes da mãe para o seu filho, e que reforça o vínculo afetivo entre ela e o bebê. E, além de um ato de carinho, é também de enorme relevância para a saúde pública, por contribuir para redução da mortalidade infantil”, apontou o gestor.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Janaína Sá Terra, enfatiza que o leite materno tem todos os nutrientes necessários para o bebê, além de contribuir para a proteção da criança contra doenças e infecções.
“O aleitamento só traz benefícios, seja na redução da mortalidade infantil, seja no desenvolvimento do bebê, que vai crescer melhor e adoecer menos. Também traz benefícios para a saúde da mãe e fortalece o vínculo dela com a criança”, enumera a servidora, orientando que o leite materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e seguir como complemento na alimentação do bebê pelo menos até os 2 anos de idade.
Janaína pontua ainda que o leite materno pode ser doado para ajudar na nutrição de recém-nascidos que não podem ser amamentados pelas mães, como bebês doentes e prematuros. Conforme a enfermeira, um dos postos de coleta de leite humano que funcionam em Manaus fica na Maternidade Moura Tapajóz, gerenciada pela Semsa Manaus e situada na zona Oeste da capital.
“A mãe disposta a doar pode ir até a maternidade, onde receberá todas as orientações sobre como fazer a extração manual. Esse leite vale ouro para muitos bebês, principalmente aqueles que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, relata.
Presente no evento na USF Lago do Aleixo, a dona de casa Girlene Ferreira dos Santos, relatou que conseguiu amamentar os quatro filhos até os 2 anos de idade, mesmo com a falta de tempo devido ao trabalho, e reiterou os benefícios da amamentação para a vida e a saúde dos bebês.
“Tive dificuldade com minha filha de 6 anos, pois tinha de trabalhar e precisei dar leite e mingau aos 4 meses de idade, mas à noite estava sempre com ela, amamentando. É importante principalmente para evitar doenças”, reforçou.
Pais e Bebê Manauara
O mês de agosto é também voltado à valorização da paternidade, e por essa razão a programação do “Agosto Dourado” terá também ações de estímulo à participação paterna na gravidez, da gestação até o pós-parto, como forma de assegurar uma gravidez saudável e fortalecer os vínculos familiares.
A abertura do “Agosto Dourado” marca também o início da Semana do Bebê Manauara, com ações para mobilização da sociedade para a atenção à primeira infância. Promovida pela Semsa em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed); e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Adra Brasil. A iniciativa prevê a realização de palestras, oficinas, atividades em USFs, creches e escolas municipais.
Agenda
Além da atuação das equipes das unidades de saúde na promoção do aleitamento materno e esclarecimento de dúvidas da população, ao longo de todo o mês, a agenda do “Agosto Dourado” terá uma ação na Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste, na quarta-feira, 2/8; e uma oficina de manejo do aleitamento materno, voltada a profissionais de saúde da Semsa, no Centro Universitário Fametro – Unidade Cachoeirinha, na zona Sul, no dia 8/8.
As atividades da Semana do Bebê Manauara tiveram início nesta terça-feira, durante a abertura na USF Lago do Aleixo, e seguem com ações em unidades do Distrito de Saúde Oeste, na sexta-feira, 4/8; do Distrito Norte, no dia 11/8; do Distrito Sul, no dia 18/8; e do Distrito Rural, no dia 25. A programação é realizada pelos distritos, com o apoio do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente.
Fotos – Graziela Praia / Semsa