Cidade

Prefeitura refloresta área com mais de 4 hectares na zona Leste em parceria com a Águas de Manaus

Prefeitura de Manaus, em parceria com a empresa Águas de Manaus, fez o plantio de mais de 5 mil mudas de espécies como angelim e pau-rosa em uma área com mais de 4 hectares na zona Leste da cidade. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 18/3, e faz parte do projeto “Manaus, te quero verde”, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

A área reflorestada fica na estação de tratamento de água da Ponta das Lajes, no Distrito Industrial, complexo que trata e distribui água para as zonas Leste e Norte da capital amazonense. A Águas de Manaus cedeu o espaço para a ação da Prefeitura de Manaus. Além da concessionária, outros parceiros também fazem parte do projeto, como o Instituto Soka Amazônia, Consulado do Japão em Manaus, e a VS Academy.

Alunos e professores da escola municipal Frei Mário Monacelli, no Jorge Teixeira, na zona Leste, participaram do plantio de mudas, juntamente com colaboradores voluntários da Águas de Manaus. O objetivo do plantio é que, com a revitalização da área verde, o local se transforme em uma área totalmente recuperada ambientalmente, servindo de refúgio ampliado para a fauna da região e que também vire uma matriz de coleta de sementes.

O trabalho é importante porque a educação ambiental está sendo realizada na prática, de acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino. “É importante a preservação. Já plantamos uma pequena floresta dentro de Manaus e vamos ampliar muito e a cidade ficará verde, como idealizamos e denominamos: Manaus, te quero verde”, ressaltou o secretário.

A parceria da Semed com a Águas de Manaus, de acordo com o diretor presidente da entidade, Thiago Augusto Terada, foi o que levou ao espaço ocupado de 4 mil metros quadrados.

“A gente só consegue mudar o nosso futuro mudando as gerações que estão por vir. Então, educar a geração, ensinar que a gente só tem um planeta e que precisamos cuidar, é muito importante para que a gente consiga preservar”, acrescentou Thiago Terada.

O Instituto Soka fornecerá as 5 mil mudas que serão plantadas no espaço e vai acompanhar o desenvolvimento das espécies, em conjunto com a Águas de Manaus, como explica o diretor-presidente do Instituto, Edson Akira Sato.

“O que estamos presenciando hoje aqui são várias pessoas fazendo uma ação com um único propósito, que é plantar árvores. Eu acredito que essa é a nossa satisfação, e conforme o secretário confirmou, atesta o valor. Iniciando esse plantio numa área que vai receber aqui cinco mil árvores nativas do Amazonas”, explicou Akira.

As árvores plantadas no local serão monitoradas pelo aplicativo Tree Earth que realiza o controle de mudas plantadas no Amazonas. Por meio do georreferenciamento, será possível acompanhar a evolução da muda pelo celular. Ao plantar a muda, os voluntários registraram fotos e o nome da espécie. Com esses dados, é possível acompanhar e registar, via app, todo o processo de desenvolvimento da árvore.

Projeto


O projeto “Manaus, te quero verde” foi lançado no dia 2 de junho de 2021 e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade manauara para a importância da arborização em áreas urbanas e rurais. A meta do projeto é plantar em dois anos, uma média de 10 mudas por aluno da rede municipal de ensino. Até o momento, já foram plantadas 7.097 mudas em várias regiões da cidade e na zona rural e ribeirinha.

A coordenadora das Ocas Ambientais, responsável pelo projeto, Erica Amorim, explica que, além dessas grandes ações, o programa segue com uma agenda constante, fazendo o plantio das árvores em grandes áreas e em unidades escolares também.

“Já temos outras ações previstas ainda para este ano. Realizamos ações semanalmente, inclusive amanhã, 19 de março, teremos mais um plantio em parceria com o Instituto Soka Amazônia. Então temos uma agenda ao longo do ano em que outros espaços como esses e as nossas escolas também vão receber novos plantios”, finaliza Érica.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Copa Zico da Prefeitura de Manaus classifica finalistas da primeira etapa

Redação Am

Prefeito David se reúne com comandantes militares para ampliar ajuda humanitária às comunidades afetadas por estiagem histórica

Redação Am

Prefeitura de Manaus orienta população sobre inscrições no programa ‘Salto – Aceleradora de MEIs’

Redação Am
Sair da versão mobile