Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realizou mais de 50 mil atendimentos nas ações do ‘Dia D do Novembro Azul’

As ações do “Novembro Azul”, campanha realizada pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de chamar a atenção dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, foram um sucesso. Mais de 50 mil atendimentos foram realizados e o número de procedimentos individualizados foi mais de 92 mil.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) usou a estratégia de intensificar os serviços em uma unidade de cada Distrito de Saúde (Disa), em todos os sábados de novembro. Foram ofertados desde consultas médicas e testes rápidos para Infecções Sexuais Transmissíveis (ISTs) a procedimentos mais simples como aferição da pressão arterial. A receptividade da população masculina foi positiva e demonstra que, aos poucos, a resistência dos homens em buscar a prevenção de doenças e agravos está diminuindo.

“Esse resultado está mostrando que os homens estão começando a entender que os cuidados preventivos são a melhor forma de garantir a saúde e a boa qualidade de vida. Os esforços de nossas equipes de saúde da gestão do prefeito David Almeida estão surtindo efeito”, comemora o subsecretário de gestão da Saúde, Djalma Coelho. 

As unidades que participaram da intensificação de cuidados, funcionaram na modalidade “porta aberta”, sem necessidade de agendamento. O atendimento médico foi o serviço mais buscado, totalizando 27.242 atendimentos, enquanto o atendimento de enfermagem ficou em segundo lugar, com 14.832 ações. 

Dentre os procedimentos individualizados, a aferição de pressão arterial ficou em primeiro lugar, com um total de 55.187 atendimentos, seguida pelo acompanhamento dos usuários hipertensos, que registrou 14.164 atendimentos.

O atendimento aos homens com diabetes, doença que precisa de acompanhamento rotineiro para evitar agravamento do quadro, também teve destaque com 6.289 acompanhamentos.

Para o chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, a programação foi um sucesso e a comprovação de que as barreiras culturais que impedem que os homens busquem as unidades de saúde, estão sendo derrubadas aos poucos.

“Sabemos que a cultura machista é um fator que dificulta a busca dos serviços de saúde pelos homens. Eles ainda têm aquela ideia de que procurar por ajuda médica é sinal de fraqueza, de que é melhor não fazer exames de rotina e mostrar uma postura forte. Isso prejudica muito a saúde e a qualidade de vida, porque quando o problema é percebido, muitas vezes a situação está bem grave. As ações do ‘Novembro Azul’ contribuíram para começar a derrubar esses mitos”, explica Meirivaldo.

A procura por testes rápidos para detecção de ISTs e também para a Covid-19 foi alta, com 2.706 exames realizados, seguida pelos exames do pé diabético, com 1.312 ações. E uma das boas surpresas do evento foi a busca pelo atendimento odontológico, que totalizou 3.972 consultas. “É satisfatório ver que aos poucos, a Semsa está conseguindo sensibilizar os homens a buscarem a atenção primária, que trabalha essencialmente com a prevenção de doenças e de agravos”, complementa Meirivaldo Maia.

O “Novembro Azul” da Semsa também promoveu rodas de conversa, consultas do pré-natal do parceiro, participação em palestras, exames de hemoglobina glicada, dispensação de medicamentos e vacinação, entre outros serviços.

O evento foi realizado nas USFs Alfredo Campos, na zona Leste, Sálvio Belota, na zona Norte; Leonor de Freitas, zona Oeste; e José Rayol, na Zona Sul, nos dias 5,12,19 e 26/11. Na zona Rural, as atividades ficaram concentradas nas USFRs Ada Viana, Ephigênio Sales e Nossa Senhora de Fátima. As comunidades ribeirinhas também receberam as ações de intensificação pelas equipes das UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza o encerramento da 9ª Socialização de Práticas Formativas

Redação Am

Programa Salto da prefeitura encerra 2ª edição com mais de 200 participantes certificados

Redação Am

Prefeitura de Manaus estimula idosos da Fundação Doutor Thomas com o projeto ‘Corpo e Mente’

Redação Am