Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza roda de conversa sobre combate ao uso e abuso de álcool e drogas nas escolas

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na tarde desta segunda-feira, 21/6, a roda de conversa “O papel da escola na rede de proteção de crianças e adolescentes. A prevenção é o melhor caminho”. O encontro abordou a o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção e ao combate ao uso e abuso de álcool e drogas nas escolas, e ao trabalho infantil.

O objetivo foi alertar e orientar a comunidade escolar sobre como identificar e proceder nos casos de suspeita nas unidades de ensino. A roda de conversa foi realizada de forma on-line, no canal Semed Educação Manaus, no endereço https://bit.ly/3vIXwJb.

O evento ocorreu para destacar a importância ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho conforme a lei federal nº 11.542/2007 e à Semana Nacional Antidrogas, que ocorre entre os dias 19 e 26 deste mês, conforme o decreto nº 28/1999.

Conforme o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Bezerra, a roda de conversa além de orientar as famílias, também abordou o papel da escola.

“O objetivo é minimizar dentro das nossas escolas essas situações concernentes às drogas que, infelizmente, estão destruindo as famílias e atrapalhando o desenvolvimento educacional de muitos dos nossos alunos. Esperamos que esse trabalho possa fluir dentro das nossas escolas, para que tenhamos uma sociedade melhor e mais digna, porque a transformação de vida acontece por meio da educação”, comentou o professor.

O evento, voltado para gestores, pedagogos, professores e agentes de saúde da rede municipal de ensino, contou ainda com a participação dos representantes da Polícia Militar do Amazonas e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM).

Temas

Gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Estímulo e Aprendizagem do TRT-AM, o juiz da 13ª Vara de Trabalho de Manaus, Igor Zany Nunes Corrêa, abordou sobre a situação do trabalho infantil na capital e a relevância da escola na transformação dessa realidade.

“O ano de 2021 foi escolhido como o Ano Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, e vem sendo encarado como uma agenda mundial, para tentarmos acabar com essa chaga social. O Brasil se comprometeu em até 2025 acabar com o trabalho infantil”, destacou.

Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), o sargento da Polícia Militar, Isaque Alves, conversou com os professores sobre como identificar e proceder em casos suspeitos de uso e abuso de drogas nas escolas.

“É importante não demonstrar medo ao conversar com o aluno, estreitar os laços é fundamental, assim como propor meios de engajamento, realizar rodas de conversa sobre o tema, trazer a família para dentro da escola. Precisamos oferecer alternativas que possibilitem aos jovens a vivência de diversas sensações, com o intuito de diminuir o interesse pelo consumo de drogas” pontuou.

Fórum

A Semed integra o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), que também é composto por outras secretarias, sociedade civil, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, onde juntos desenvolvem diversas campanhas no enfrentamento do trabalho infantil.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ocas do Conhecimento da Prefeitura de Manaus promove exposição sobre Biodiversidade

Redação Am

Nutricionistas da Semsa discutem intolerância e alergia alimentar em Manaus

Redação Am

Ações do programa ‘Asfalta Manaus 1’ chegam ao São José

Redação Am