Cidade

Prefeitura realiza programação para fortalecer a amamentação no Agosto Dourado 

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um evento na manhã desta quarta-feira, 17/8, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, para possibilitar aos servidores da sede um melhor entendimento sobre os benefícios do aleitamento materno, contribuindo com a difusão do tema e com práticas de estímulo e apoio à autoestima da mulher que amamenta.

Representando a secretária da Semed, professora Dulce Almeida, o subsecretário municipal de Administração e Finanças, Lourival Praia, ressaltou a importância do incentivo deste programa pela Prefeitura de Manaus, que tem dado toda a atenção a um tema fundamental na sociedade.

“É uma iniciativa muito boa, claro que sempre respeitando a opção da mulher em amamentar ou não, mas a Semed como um todo busca sensibilizar as mães. O aleitamento materno tem inúmeros benefícios, por exemplo, melhorar a relação emocional entre o bebê e a mãe, e também existem pesquisas que afirmam, que é excelente para a capacidade de aprendizagem dos bebês. Essa é umas das diretrizes do nosso prefeito, David Almeida, e da nossa secretária, Dulce Almeida, de apoiar esse evento buscando sensibilizar as mães para o processo de amamentação dos seus bebês”, enfatizou Praia.

Com o tema “Autoestima da mãe que amamenta”, a chefe do núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a enfermeira Keila Sepuvida, destacou que a parceria é essencial para que a campanha sensibilize mais e mais pessoas da cidade.

“É um trabalho de extrema importância para as secretarias, uma vez que a Semed tem um público muito grande, que assiste as nossas ações de saúde. Temos muitas mães adultas e adolescentes, e essa parceria se faz necessária, principalmente para fortalecer o tema Agosto Dourado. A nossa contribuição é orientar os profissionais, que não são da saúde, de como se prevenir das complicações e de como amamentar seus filhos de forma correta, além das vantagens que têm o processo de amamentação”, citou Keila.

Para a gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, é fundamental que todos possam estar engajados com o mesmo objetivo, em especial aos responsáveis pela regulamentação das normas e procedimentos da temática.

“O importante é mobilizar esse conhecimento sobre a importância do aleitamento materno para aqueles, que implementam a política pública municipal, que alcança toda uma população. Nosso objetivo é gerar esse conhecimento, mobilizar esse conhecimento para quem decide essa política de saúde, de educação, de segurança que a nossa prefeitura faz. Cuidemos do aleitamento, cuidemos de apoiar as mães que amamentam para que a gente possa em nossas escolas cumprir melhor com a nossa tarefa de educar”, disse.

No Brasil, o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435, em 12 de abril de 2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. Em Manaus, foi sancionada a Lei nº 1.925, em 13 de novembro de 2014, que instituiu a programação alusiva ao Calendário Oficial do município.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza grande ação de limpeza no bairro São José

Redação Am

Prefeitura de Manaus encerra campanha ‘Desapego Solidário’ com número expressivo de arrecadação

Redação Am

‘Lei Paulo Gustavo’ de incentivo à cultura é aprovada no Senado e pode beneficiar setor cultural amazonense

Redação Am
Sair da versão mobile