A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na manhã desta quinta-feira, 3/8, uma pesquisa de contagem de pedestres e veículos na avenida Buriti, Distrito Industrial. Essa pesquisa visa auxiliar na implantação de faixas de pedestres na via, medida que facilitará a travessia de pedestres e aumentará a segurança na fluidez do trânsito.
“O IMMU está atendendo um pedido para implantar sinalização horizontal na avenida Buriti. Mas, a gente não sabe se existe realmente uma travessia significativa naquele ponto. Então, nós fizemos uma pesquisa para ver se realmente existe travessia de pedestre, a fim de subsidiar nossa decisão de implantação da faixa de pedestre naquele local”, informou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
A Prefeitura de Manaus tem tomado medidas assertivas para melhorar a situação das travessias na cidade. Foram realizadas pesquisas e análises nos pontos mais críticos para determinar os locais onde as faixas são mais necessárias. Além disso, a prefeitura está investindo em campanhas educativas para conscientizar tanto os motoristas quanto os pedestres sobre a importância do respeito às faixas de pedestre. Essas ações representam um esforço conjunto para tornar as vias de Manaus mais seguras e eficientes, atendendo às demandas da população e contribuindo para um trânsito mais humanizado.
O diretor de Engenharia reforça que qualquer pessoa pode solicitar a implantação de sinalização viária, no entanto, o IMMU reforça que os locais devem atender algumas orientações. Tem que ser em frente de escolas, empresas, comércios, feiras ou em locais de grande fluxo de pedestres.
“Caso a pessoa queira uma faixa de pedestre próximo ao seu estabelecimento, um ponto comercial, ou um polo de grande fluxo, ela pode solicitar ao órgão de trânsito municipal a implantação de uma nova sinalização. Diante das informações, o IMMU vai realizar pesquisas, estudos e levantamentos técnicos para verificar viabilidade da implantação dessa sinalização”, finalizou Guedes.
A solicitação pode ser feita a partir de requerimento ou de ofício e encaminhar ao setor de atendimento do IMMU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
Texto e fotos – Divulgação/IMMU