Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza parceria com o Hemoam para Campanha de Doação de Sangue

Prefeitura de Manaus, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou nesta terça-feira, 1º/6, uma Campanha de Doação de Sangue nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul. Na oportunidade, os funcionários da sede e das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) passaram por algumas etapas preliminares, como ficha cadastral, teste do hematócrito, triagem clínica e, por último, fizeram a doação no “Vampirão” do Hemoam.

No total, 54 servidores participaram da ação, que alcançou 34 bolsas de sangue para o banco do Hemoam. Cada bolsa comporta 450 miligramas de sangue, que vai ajudar no atendimento das pessoas que precisam para diversas situações hospitalares. Uma bolsa de sangue salva a vida de até quatro pessoas que necessitam do plasma.

Para a gerente de Desenvolvimento do Servidor (GDS), Wânia Braga, a Semed mais uma vez aceitou o convite para realizar o trabalho de doação, que acontece já há algum tempo na sede.

“Essa é uma parceria antiga entre a Prefeitura e a Fundação Hemoam. O quantitativo de doadores da Semed todos os anos é um número bem expressivo. É um momento muito importante, e os nossos servidores sabem da importância dessa doação e que eles estão mais uma vez ajudando, porque muitas pessoas nesse momento precisam desse precioso líquido”, completou.

A enfermeira responsável pela triagem clínica do Hemoam, Neucivane Lopes Farias, afirmou a importância da participação dos servidores dentro do processo da fundação de conseguir mais doadores para as pessoas que necessitam.

“Todos os dias, o Hemoam está precisando do sangue de doadores que venham doar voluntariamente, para que a gente possa ajudar a ter o sangue das pessoas que estão precisando, porque sangue é vida, se não tiver sangue, não tem vida. A gente precisa desse apoio e agradece à Semed, que disponibilizou o espaço para estarmos hoje aqui, além de toda atenção e apoio dos servidores que estão somando e ajudando a salvar vidas”, finalizou.

Doador desde 2012, o vice-presidente da comissão de avaliação de desempenho da Divisão de Pessoal da Semed, Renato Stuart da Rocha, tem orgulho em poder ajudar o Hemoam há algum tempo a salvar vidas.

“A participação de cada servidor em disponibilizar um pouco do seu tempo é muito importante, faz muita diferença para a saúde de várias pessoas que precisam dessa doação. O procedimento de doação de sangue é muito seguro, ele é muito simples, e depois você recebe um resultado do exame completo pelo Hemoam, além do benefício de doar e ajudar alguém. Sem contar, que pode monitorar a sua saúde por meio dos exames feitos pelo próprio Hemoam”, disse.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus participa de reunião para fortalecimento do SUS

Redação Am

Prefeitura realiza assinatura de contratos com os artistas contemplados no edital ‘Manaus Faz Cultura 2023’

Redação Am

Prefeitura realiza palestra sobre trânsito seguro em empresa do Distrito Industrial

Redação Am