Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza operação ‘Fluidez’ nos cruzamentos da cidade para melhorar o tráfego nos horários de pico

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está realizando monitoramento com fiscalização nos principais cruzamentos e corredores viários da cidade, com a operação “Fluidez”. A medida visa o reordenamento do tráfego por meio de cones e com a atuação dos agentes de trânsito nos horários de pico da manhã e da noite.

A diretoria de Operações do IMMU (DOP) mapeou os principais cruzamentos nas seis zonas da cidade e deslocou os agentes para a realização de intervenções na via. A atuação dos servidores se dá principalmente no auxílio à travessia de pedestres e manuseio dos semáforos com botoeiras.

“Nossa intenção é reduzir em até 30% o tempo gasto pelos motoristas nestes pontos. Os principais cruzamentos precisam de auxílio dos agentes e por meio da operação manual do semáforo, podemos mudar o tempo dos focos para a via que tem menos trânsito e proporcionar melhor fluidez para a via mais carregada e assim ter menos congestionamentos”, informou o vice-presidente de trânsito do IMMU. Edson Lêda.  

De acordo com o levantamento realizado pelo IMMU, o cruzamento da avenida Pedro Teixeira com a rua Paxiúba, zona Oeste, faz o ligamento com outras duas zonas da cidade com vários pólos geradores de tráfegos e necessita de monitoramento diário dos agentes, principalmente nos horários da manhã e final da tarde.

Durante a manhã, outro ponto com atuação dos agentes com montagem de cones está situado na avenida Dr. Theomário Pinto, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, onde é necessário que a via seja balizada com uma faixa em direção à avenida Efigênio Sales para que os motoristas não interrompam o fluxo tentando invadir a pista da esquerda.

A avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, tem sido avaliada constantemente pelo IMMU. A via faz ligação com o complexo viário Gilberto Mestrinho (conhecido como viaduto do Coroado), sendo que a rotatória liga as zonas Leste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Os agentes montam serviços de monitoramento e fluidez principalmente nos horários de pico, momento que as vias do entorno são bastante concorridas para acessarem o complexo viário.

Além da presença dos agentes com monitoramento fixo nos principais cruzamentos e corredores viários, o IMMU disponibiliza viaturas, motocicletas e conta com o auxílio das câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que são acompanhadas pela diretoria de Operações da prefeitura para detectar os pontos críticos e opções de desvios para os motoristas.

Os motoristas também podem acompanhar as informações sobre o trânsito em tempo real, por meio da conta do IMMU no Twitter, @immu_manaus. Acidentes, opções de desvios, veículos em pane e vias interditadas são postadas pelos agentes que monitoram as ruas da cidade.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Processo e Desenvolvimento’ é tema de aula para os residentes jurídicos da prefeitura

Redação Am

Prefeitura abre inscrições para mais uma edição dos Jogos Inclusivos Municipais

Redação Am

Prefeitura oferta 100 vagas para palestra sobre Motivação Pessoal

Redação Am