Portal Uno Midias
Manaus

Prefeitura realiza operação ‘Calçada Livre’ na zona Sul de Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou a operação “Calçada Livre”, com objetivo de enfatizar que a calçada é para o trânsito de pedestres. A fiscalização, realizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), aconteceu nesta segunda-feira, 27/7, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, e orientou condutores de veículos sobre ocupar esses espaços com o carro, por ser infração e colocar em risco a vida dos cidadãos.

Durante as fiscalizações nas avenidas Tarumã e Emílio Moreira, os agentes identificaram vários veículos estacionados em calçadas, ou seja, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e orientaram os motoristas a retirarem os carros do passeio e procurar um local permitido para estacionamento.

“Por determinação do prefeito David Almeida, estamos intensificando as fiscalizações na cidade. O pedestre tem o direito de usar com segurança o espaço que é feito para ele”, frisou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

Ainda de acordo com Paulo Henrique, o bairro onde aconteceu a operação tem vários polos geradores de tráfego, porém, os comerciantes devem disponibilizar um local adequado de estacionamento para atender os consumidores.

“Os lojistas devem observar que é proibido, pela legislação de trânsito, transformar a calçada em estacionamento. A calçada garante ao pedestre a circulação com segurança na via”, finalizou.

A multa por estacionar sobre calçadas é infração grave e o valor é de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

*Com informações de Toda Hora

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Jogos Internos mobilizam adolescentes dos Centros Socioeducativos de Manaus

Redação Am

Em reunião com Sedecti, Novamed anuncia expansão em Manaus com investimento de R$ 50 mi em 2021/2022

Redação Am

Manaus vacina jovens a partir de 18 anos contra a Covid-19

Redação