Cidade

Prefeitura realiza mobilização para potencializar matrículas na Educação de Jovens e Adultos na zona Norte

Para potencializar a inclusão de jovens e adultos na educação municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nessa segunda-feira, 21/2, a conclusão da ação “Nunca é tarde para recomeçar”, que consistiu em mobilizar, divulgar as ações da Educação Jovens e Adultos (EJA), bem como motivar a matrícula de novos alunos na comunidade escolar da zona Norte.

O encerramento ocorreu na escola municipal Professora Marly Barbosa Garganta, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, o qual iniciou com a demonstração dos resultados da ação aos professores e gestores e finalizou com a distribuição de panfletos na frente da escola, onde os professores fizeram o convite para os comunitários realizarem suas matrículas. 

A ação também foi realizada em outras unidades que recebem a EJA, como as  escolas municipais Rubens Sverner, bairro Novo Israel; Ana Sena Rodrigues, bairro Colônia Terra Nova; Jornalista Sabá Raposo, bairro Monte das Oliveiras, e Presidente João Goulart, bairro Santa Etelvina.  

A EJA é uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida, como destacou o  chefe da DDZ Norte, professor Daniel Laborda. “Aqui na DDZ Norte, seguindo as orientações do prefeito, nós estamos fazendo essas ações que nos motiva a trazer mais pessoas para a educação, que, por algum motivo do passado, deixaram de estudar. Então, damos oportunidade para que essas pessoas consigam seguir com seus estudos”, enfatizou. 

A mobilização durou quase duas semanas e contou com a ida dos professores às ruas adjacentes das escolas envolvidas, com o auxílio de um carro de som, além da panfletagem. “Para garantir a todos uma Educação de Jovens e Adultos atuante, desenvolvemos essa ação que vai ao encontro do perfil dos nossos estudantes, como ir às feiras e às casas dos comunitários, sendo esse um momento de chegar perto das pessoas que nós temos aqui, para demonstrar que temos uma escola preparada para lhe servir”, declarou a gerente da EJA, Alina Bindá. 

Meta

As matrículas do EJA ocorrem até abril deste ano, e a DDZ Norte possui 1.123 alunos na modalidade EJA, faltando apenas 182 para alcançar a meta de possuir 1.305 alunos matriculados. 

Para a coordenadora da EJA na DDZ Norte, Ádria Nascimento, a ação conseguiu alcançar o seu propósito. “O sentimento é de amor e compromisso, porque esse é o nosso dever enquanto sociedade para termos uma cidade melhor, assim nesse sentido nós mobilizamos a comunidade, para que pudéssemos trazer esses adultos e jovens para realizar sua matrícula no EJA, e estamos tendo êxito nessa ação, por conta que conseguimos alcançar a nossa meta”, comentou. 

A escola municipal Professora Marly Barbosa possui, aproximadamente, 220 alunos da EJA. Um deles é a estudante Mila Lins, 31, que retornou aos estudos em 2022, após 4 anos longe da sala de aula, e comentou como a EJA impactou na sua vida. “Estou achando maravilhoso e nunca pensei que iria gostar de voltar a estudar, e é muito importante ter o ensino fundamental e médio para colocar no currículo, porque sem os estudos não somos nada”, frisou.  

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ouvidoria da Visa Manaus participa de capacitação para aprimorar atendimento à população

Redação Am

Idosos e usuários imunossuprimidos que se vacinaram há seis meses, já podem tomar reforço com bivalente

Redação Am

Prefeitura de Manaus atende zona Leste com serviços de limpeza

Redação Am
Sair da versão mobile