Cidade

Prefeitura realiza fóruns de vinculação de gestantes dos distritos de saúde Sul e Norte de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dá continuidade à programação dos Fóruns de Vinculação das Gestantes nos Distritos de Saúde (Disas), com a realização dos eventos do Disa Sul, nesta quinta-feira, 31/8, e do Disa Norte, na sexta, 1º/9. A agenda compõe a segunda rodada deste ano dos encontros, voltados à discussão dos fluxos de atendimento a gestantes e mães com seus bebês na rede pública de saúde, visando a redução da mortalidade materna, infantil e fetal na capital.

Após os eventos do Disa Oeste e Leste, realizados nos dias 23 e 24/8, respectivamente, a agenda de fóruns segue com o encontro do Disa Sul, na quinta-feira, no auditório do Centro Universitário Fametro – Unidade Cachoeirinha, no bairro de mesmo nome. Na sexta, o fórum do Disa Norte ocorre no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) – Unidade Galileia, no bairro Cidade Nova. Nos dois dias, as atividades iniciam às 14h.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, informa que os fóruns de vinculação são realizados três vezes ao ano pela Semsa Manaus, em pactuação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e os Disas da rede municipal, e têm a participação de gestores da saúde municipais e estaduais, além de diretores de maternidades e profissionais de saúde que atuam nas unidades da rede pública, e representantes da sociedade civil organizada.

“São espaços democráticos para discussão dos fluxos relativos ao pré-natal e puerpério (período até 45 dias do parto), permitindo ajustes na rede de atenção básica para que não haja barreiras de acesso para as gestantes e puérperas, nem para os recém-nascidos”, diz.

Temas em pauta

Um dos temas em discussão em todos os encontros desta rodada é o da importância do registro de nascimento como primeiro passo para a cidadania, reforçando as ações para erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica.

Nos fóruns também são apresentadas experiências exitosas realizadas na rede de atenção básica. No encontro do Disa Oeste, foi destacado o projeto Bom Parto, voltado ao atendimento humanizado de gestantes da comunidade indígena Parque das Tribos. Já o evento do Disa Leste enfocou a atuação dos profissionais de saúde na orientação da gestante sobre os sinais do parto ativo e o momento certo de ir à maternidade.

Já os encontros dos Distritos Sul e Norte vão focar em ações e iniciativas de saúde bucal voltadas aos recém-nascidos. No Disa Sul, o cirurgião bucomaxilo André Barreiros e a odontopediatra Silvane Evangelista, ambos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Norte, falarão sobre o tratamento inovador de crianças com anquiloglossia, conhecida popularmente como “língua presa”.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, pontua que a iniciativa do CEO Norte está sendo estendida aos outros CEOs da rede básica, sendo agora discutida a inclusão do tratamento, denominado frenectomia, no fluxo de atenção de recém-nascidos nas maternidades.

“É um procedimento que pode ser feito no dia em que o bebê nasce, o que é muito melhor porque evita traumas para a criança. Quando ela cresce com a língua presa, tem dificuldade para falar e comer, e o processo em idade avançada envolve fisio e fonoterapia para ensinar a criança a falar com a língua no lugar correto”, aponta.

Pré-natal odontológico

No fórum do Disa Norte, a cirurgiã-dentista da Semsa, Lizete Karla Souza, falará sobre o trabalho da Semsa no pré-natal odontológico, um dos indicadores do Previne Brasil, no qual Manaus se situa em primeiro lugar, dentre as cidades com mais de 2 milhões de habitantes. No Indicador 3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, a capital teve índice de 81% no  final do quadrimestre de 2022.

Outro ponto salientado pela profissional será o projeto de saúde bucal da Semsa do pré-natal até os 2 anos, abrangendo desde o atendimento de grávidas até bebês na atenção primária. “Mesmo que o bebê não tenha dentes, o dentista da unidade básica vai avaliar se a língua está presa, se há desenvolvimento correto da gengiva, se ele mama de forma correta”, enfatiza Cláudia.

A programação de fóruns de vinculação se encerra com o encontro do Disa Rural, a ser realizado no dia 26/9, nas instalações da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT). Os temas em destaque serão a importância do registro civil do recém-nascido e as orientações de grávidas sobre os sinais de parto ativo.

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza mais de 300 atendimentos aos servidores da Seminf em alusão ao ‘Novembro Azul’

Redação Am

Prefeitura de Manaus retira quase cem barracas irregulares durante operação ‘Orla+Segura’

Redação Am

Prefeito David Almeida reinaugura escola municipal Antônio Matias Fernandes com capacidade para 590 estudantes

Redação
Sair da versão mobile