Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza formação com aplicadores das avaliações de desempenho para estudantes da Semed

Com o intuito de capacitar e orientar os profissionais da educação, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 24/4, um treinamento sobre a aplicação da 1° Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e dos próximos simulados do Programa Educa+Manaus. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZ) da rede municipal de ensino.

A capacitação e a aplicação dos exames são coordenadas pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM). O encontro teve a didática de orientar sobre o processo de acolhidas dos estudantes, organização da sala, além da própria aplicação, que ocorre por meio de blocos, semelhante à avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Conforme a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, a gestão David Almeida prioriza a evolução da educação municipal, por isso a necessidade de orientar os assessores pedagógicos a fim de ter profissionais capacitados para realizar a aplicação de modo eficaz.

“A ADE, que vamos realizar nesta semana, e os simulados do Educa Mais Manaus são momentos de reflexão e aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido em nossa rede. Então, realizamos essa formação para que possamos buscar as melhores informações e o diagnóstico claro do avanço dos nossos estudantes. A educação é prioridade da atual gestão, porque é, por meio desse campo, que podemos melhorar a sociedade”, explicou a secretária. 

Avaliação

A ADE é uma avaliação interna da Semed, nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o chefe da DAM, Leandro Anjos, os aplicadores das avaliações são profissionais que não atuam na respectiva escola, onde ocorre o exame.

“Para ter um resultado fiel à realidade. É importante ter a figura do aplicador externo. E é isso que a nossa secretaria está proporcionando para o processo de avaliação externa, que se volta aos nossos simulados e as nossas ADEs. Então, com isso nós temos um resultado fiel. Orientamos o aplicador externo para chegar na escola, realizar a prova e não ter influência nenhuma nos resultados”, relatou Leandro.

Experiências

Entre os participantes, estava a assessora pedagógica Fernanda Passos, lotada na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II, que afirmou ser muito positivo o encontro para esclarecer as dúvidas sobre esses exames pedagógicos.

“Achei uma iniciativa importante, até para que acabassem as dúvidas relacionadas à aplicação das provas, realização do simulado e a da Ade. Sendo fundamentais para um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos, se a didática está sendo suficiente e para que se tomem medidas para melhorar o ensino”, aprovou a participante.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Artistas circenses e de teatro são contemplados na segunda seleção do #SouManaus 2023 da prefeitura

Redação Am

Prefeitura de Manaus intensifica recomposição asfáltica da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Redação Am

Idosos da Fundação Doutor Thomas visitam ornamentação natalina na Ponta Negra e largo São Sebastião

Redação Am