Cidade

Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), realizou, nesta segunda-feira, 21/3, um evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A atividade aconteceu na sede da Apae, localizada na avenida Perimetral, s/nº, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Foram realizadas atividades esportivas e sessões de embelezamento, além de momento cultural com o cantor Carlos Batata, acompanhado de dançarinas com síndrome de Down. O objetivo da iniciativa foi o de informar a população que essa condição não é sinônimo de deficiência intelectual ou doença, mas uma síndrome genética relativa à trissomia do cromossomo 21.

“Estamos aqui, todos juntos, levantando a discussão sobre a necessidade de inclusão dessas pessoas. A parceria com a Apae e a Apadam, nessa programação, é muito importante para reforçar o trabalho conjunto que é realizado. Aqui, também estão os pais e outras pessoas que lutam pela defesa dos direitos da pessoa com síndrome de Down. Vamos continuar lutando para garantir o direito de todas as pessoas”, disse a secretária da Semasc, Jane Mara.

“Essas pessoas não são mais invisíveis. É necessária a interação na escola, nos programas sociais, no esporte, na vida. Precisamos garantir todos os direitos na legislação brasileira, entre elas a inclusão no mercado de trabalho”, declarou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

Para o presidente da Apadam, Omar Maia, a inclusão ainda é um desafio que precisa ser vencido. “Nós precisamos discutir várias questões relacionadas à inclusão, entre elas, a escolar. Precisamos ter estratégias que permitam aos nossos filhos se desenvolver e se tornar adultos capazes de fazer qualquer coisa”, afirmou.

“A data nos dá visibilidade, mostra que estamos aqui e que as pessoas com Down são capazes de realizar qualquer atividade. São crianças e jovens como qualquer outro, e essa nossa luta é diária”, finalizou a presidente da Apae-AM, Socorro Barros.

À noite, às 18h, a sede da Semasc será iluminada de azul e amarelo, cores que simbolizam a atenção ao problema das pessoas com síndrome de Down e tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância da luta pelos direitos igualitários de todos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura ofertará vacinas e serviços de saúde à mulher em 48 unidades no ‘Sabadão da Saúde’ em Manaus

Redação Am

Prefeitura implanta nova linha de rede de drenagem profunda na zona Sul

Redação Am

Prefeitura participa do lançamento da Maratona Internacional de Manaus 2023

Redação Am
Sair da versão mobile