Durante todo o mês de julho, beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, no Santa Etelvina, zona Norte, estarão participando de cinco atividades programadas pelo Plano de Trabalho Social (PTS), desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, via Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf) e Grupo Institucional do Poder Público (GIPP).
Serão dois cursos, de Agente de Portaria e de Informática, com horários à tarde e à noite, para grupos de 30 e 20 alunos, respectivamente. Os cursos ocorrem entre os dias 4 e 18/7, dividindo os residentes em blocos.
Nos dias 28 e 29, as equipes da Vpreshaf estarão realizando dois mutirões para articulação de políticas públicas para os moradores do conjunto com foco em educação, saúde, desenvolvimento urbano, assistência social, trabalho, cultura, esporte, meio ambiente e outros.
No período de 18 a 29/7, os técnicos estarão fazendo atendimento para encaminhamento dos beneficiários aos serviços de intermediação de mão de obra, dos que já passaram por aplicação dos cursos, 50% dos participantes ativos.
“Os mutirões, encaminhamentos e cursos têm como objetivo atender aos beneficiários do programa de habitação popular da prefeitura, sendo gratuitos e oferecidos com todo o material incluído”, explicou o vice-presidente de Habitação, Renato Queiroz.
Trabalho
As atividades fazem parte do PTS, que promove uma série de atividades de capacitação, qualificação e orientação para os beneficiários da habitação social. Os residentes são separados em grupos, por blocos, recebendo treinamento nas áreas comuns do próprio residencial.
“O Plano Social de Trabalho é licitado, contratado e realizado para dar o suporte necessário às famílias nos cuidados e no dia a dia com a nova habitação própria. A preocupação do prefeito David Almeida é entregar habitação de qualidade, dando dignidade, mas também garantindo apoio em várias áreas e com participação da estrutura da prefeitura aos novos beneficiários”, afirmou Queiroz.
A assessoria técnica da Vpreshaf promove, junto aos beneficiários, com suporte de uma empresa licitada para a execução do PTS, uma série de palestras, reuniões e encontros com assuntos que vão desde seus direitos e deveres como usuários do sistema habitacional, até informações sobre tarifas sociais; cadastros em programas sociais; organização comunitária e planejamento do orçamento familiar; racionalização de gastos com a nova moradia; capacitações para compor a gestão condominial, entre outros.
Capacitação
As capacitações são ofertadas gratuitamente e fazem parte do plano de trabalho social do programa da Prefeitura de Manaus. Os mutuários recebem informações sobre segurança e prevenção de acidentes domésticos; acesso a tarifas sociais e para microcrédito produtivo e encontros sobre funcionamento dos espaços comuns, ressaltando normas de convivência e boas condutas, além de temas relacionados à higiene, saúde e doenças.