Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza curso de ‘Criação de Texto’ ministrado por Tenório Telles

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), começou nessa terça-feira, 10/8, na Sala do Empreendedor, localizada na galeria dos Remédios, Centro, a terceira etapa do programa de formação continuada à classe artística de Manaus, o “Qualifica Artista Manauara 3.0”,  com o curso de “Criação de Texto: Compreensão e Interpretação”, ministrado pelo presidente do Conselho, Tenório Telles, escritor e professor de carreira.

Uma turma de 37 alunos ansiosos aguardava a presença do professor, com uma carreira conhecida pela maioria dos presentes. A participação foi intensa por três horas, sem intervalo, uma aula que foi muito além do conteúdo técnico proposto para a criação de texto, com muito debate sobre o fazer artístico e a responsabilidade de se construir uma carreira relevante, além de lucrativa.

Telles, que assumiu a presidência do Concultura no início deste ano, ficou entusiasmado com a experiência de ajudar a impulsionar carreiras e talentos. “O conhecimento e o aprimoramento da subjetividade são pressupostos da atividade artística. Essa oficina foi concebida como um espaço de compartilhamento de experiências. Acredito na formação, e ministrar essa oficina foi a forma de demonstrar esse compromisso e motivar ações nesse sentido”, destacou.

Afastado das salas de aula há mais de dez anos, Telles tem como um dos pilares de sua gestão à frente do Conselho a educação. “Foi bom voltar para a sala de aula após mais de dez anos e perceber que continua sendo um lugar de interlocução e rico de vivências. É animador observar tanta gente talentosa e interessada em fazer alguma coisa para mudar”, relatou.

A artista visual Izabela Marques, 19, ilustradora em início de carreira, conseguiu uma vaga no curso de uma área oposta à sua, porque sentiu necessidade de se comunicar melhor. “Tenho medo de vender minhas obras, de passar as minhas ideias. É um mercado muito difícil, e quero me comunicar com facilidade”, disse ela, que vende suas artes visuais pela internet. Sobre o curso, a artista disse que aprendeu muito mais que a técnica de escrever, abriu sua mente e vai servir para a sua vida.

O cantor e compositor Geraldo Júnior se diz um músico eclético, que gosta de vários estilos e está buscando se especializar para atuar profissionalmente. “Achei interessantíssimos os assuntos e temas abordados pelo Tenório, que vieram a enriquecer não só o meu vocabulário, mas a minha expressão artística”. Ele também participou de todos os cursos do programa “Qualifica Artista Manauara”.

O produtor cultural Mateus da Silva Amaral já é um veterano na área de shows, mas procurou aprimorar os conhecimentos com a oportunidade dos cursos voltados aos artistas locais. “Quero me profissionalizar, aprender mais. Inclusive estou com um projeto bacana de acesso para a população  à cultura, arte e história”, revelou Amaral.

Esta etapa do “Qualifica Artista Manauara 3.0” continua nesta quarta-feira, 11/8, com o curso de “Marketing Digital”, com ênfase na Carreira Artística, com a mesma turma que fez o curso de texto.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Maratona ‘Hack4Health’ encerra com soluções voltadas à saúde

Redação Am

Prefeito David Almeida assina mais 250 progressões de profissionais da rede municipal de ensino

Redação Am

Programa ‘Asfalta Manaus’ recupera 50 ruas do bairro Novo Israel, na zona Norte

Redação Am