Cidade

Prefeitura realiza 3ª reunião do FOPAZFM e discute pautas voltadas ao setor agropecuário

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoveu, na tarde desta terça-feira, 17/8, a 3ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O objetivo do fórum é romper um distanciamento histórico e ser uma porta de entrada do tripé da Zona Franca de Manaus, que são a indústria, o comércio e o setor agropecuário, atendendo aos anseios das federações patronais com o Executivo municipal.

“Foi uma reunião bem técnica e objetiva. Conforme as orientações do prefeito David Almeida, estamos seguindo nessa articulação institucional, para a resolução das demandas pautadas aqui”, salienta o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Pautas

No encontro foram discutidas as seguintes pautas: a regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); recuperação das vicinais ZF4 e ZF5, além do asfaltamento das vias da Aedi; revisão de valores para taxa de iluminação pública; promoção dos Refis municipais; otimização do processo de licenciamento ambiental para área rural; recuperação das vias do Distrito Industrial 2 (tapa-buracos).

“Algumas pautas são contínuas, permanecem até que sejam resolvidas e outras vão surgindo conforme a demanda”, informa o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas.

A reunião também contou com a presença do presidente da Fecomércio-AM, Anderson Frota; o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin; os vereadores Willian Alemão e Diego Afonso; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski; o representante da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Souza; e o representante da Federação dos Agricultores dos Estados do Amazonas (Faea), Marcos Pinheiro.

Finalidade

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, em virtude da necessidade de integração entre os setores da indústria, comércio e agropecuária, que compõem a Zona Franca de Manaus. O fórum é permanente e tem a Semtepi como secretaria executiva.

Dentre as atribuições do FOPAZFM estão estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM; promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade; a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais, buscando assim, aumentar as compras regionais; incentivar a agroindustrialização dos produtos locais; articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação; além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus participou de fórum global que discute política alimentar urbana

Redação Am

Prefeitura atua para coibir circulação de veículos pesados que estão irregulares em Manaus

Redação Am

Prefeitura injeta mais de R$ 1 milhão no setor cultural com pagamento do ‘Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021’

Redação Am
Sair da versão mobile