Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura promove passeio a famílias atendidas pelo Cras em espaços culturais do Centro Histórico de Manaus

Com o objetivo de desenvolver atividades que propiciem lazer, cidadania e educação à população em estado de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta sexta-feira, 20/10, um passeio especial a espaços culturais do Centro Histórico de Manaus com famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), executado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Nova.

Durante o passeio, o grupo conheceu o Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no Paço da Liberdade, e o Centro Cultural Óscar Ramos, na rua Bernardo Ramos, ambos administrados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e essenciais para a divulgação e democratização da história, cultura e arte na capital amazonense.

De acordo com a psicóloga do Cras Cidade Nova, Rebeca Gonçalves, a promoção de atividades externas à realidade do equipamento, em especial a famílias compostas por refugiados, migrantes e apátridas, é essencial para o desenvolvimento contínuo do sentimento de pertencimento e o fortalecimento de vínculos comunitários.

“Pressupõe-se erroneamente que pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social precisam viver e se contentar apenas com o que muitos chamam de ‘direitos mínimos’, o que não é verdade. A contemplação do que é belo e do que pertence a nós, enquanto cultura, também é importantíssima para a construção dessa autonomia e protagonismo social enquanto cidadãos plenos”, destacou Rebeca.

A programação do passeio incluiu a visitação à exposição permanente de Óscar Ramos, composta por pinturas, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda e objetos pessoais de um dos maiores artistas plásticos amazonenses da história. Já no Museu da Cidade de Manaus, o grupo acompanhou em detalhes as instalações do célebre Paço da Liberdade e suas peças arqueológicas, além de participar de exposições tecnológicas e culturais, como as presentes nas salas “Afluentes do Tempo”, “Mercado” e “Sala dos Prefeitos”.

Para o diretor do Museu, Leonardo Novellino, as constantes visitas promovidas por equipamentos socioassistenciais e outros órgãos e entidades educacionais evidenciam a visão da gestão municipal em relação à democratização do acesso à cultura no município de Manaus.

“A gestão do prefeito David Almeida preza pela democratização dos espaços culturais de nossa cidade. Então, os grupos formados por usuários do Cras e outros equipamentos são sempre muito bem-vindos. Acreditamos que só é possível cuidar do patrimônio cultural e histórico de um local se entendemos o que esse local é em sua essência e o que ele significa para nós, para o cidadão, o que torna fundamental a formação de público para esses espaços e para as memórias aqui guardadas”, explicou.

Vinda da Venezuela e na cidade há três anos, a dona de casa Elimar Martinez, de 33 anos, participou do passeio acompanhada dos três filhos, de quatro, seis e dez anos de idade. Para Elimar, a manhã foi de muita importância para a família e a “construção de memórias” dos filhos.

“Foi uma experiência extraordinária e muito linda, principalmente porque eles são crianças que gostam muito de observar e aprender. Garantir que eles experimentem e conheçam lugares novos como esses é realmente muito bom e gratificante, principalmente quando lhes é dada a oportunidade de conhecer mais sobre o passado, de aprender. Foi realmente muito bom”, concluiu.

Visitação

As visitações ao Museu da Cidade de Manaus ocorrem de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio para grupos e escolas podendo ser realizado pelo e-mail museu.manaus@gmail.com. O Centro Cultural Óscar Ramos também funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h. Ambos os espaços possuem entrada gratuita.

Foto – Diego Lima / Semasc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em pouco mais de duas semanas, Prefeitura de Manaus já beneficiou mais de 5,3 mil famílias com ajuda humanitária às comunidades isoladas pela vazante histórica

Redação Am

Editais lançados pela prefeitura promovem transformação social na vida de mais de 143 mil pessoas

Redação Am

Prefeitura trabalha na implantação de redes de drenagens na zona Leste

Redação Am