Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura promove palestra com ‘Zé Gotinha’ para incentivar doação de sangue

A importância da doação de sangue foi o tema de uma palestra sobre o “Junho Vermelho”, que a Prefeitura de Manaus realizou com servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na tarde desta segunda-feira, 21/6, na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, zona Sul. Um dos convidados especiais foi o “Zé Gotinha”, interpretado pelo funcionário público Sérgio Silva, que contou sua história de doador de sangue e de incentivador da doação.

O personagem é maratonista e narrou suas histórias de superação. “Eu sou um doador corredor, escolhi me doar, correndo pela vida. E por meio do meu personagem, eu consegui sensibilizar muita gente, e o ato de doar sangue é um ato de amor”, disse.

Os servidores do IMMU participaram do bate-papo com o Zé-Gotinha e obtiveram informações de como ser doadores voluntários para que contribuíssem para o banco de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), ajudando a salvar vidas.

“As ações fazem parte do ‘Junho Vermelho’, mês da conscientização para que as pessoas se tornem doadores voluntários e frequentes, porque a gente observa que muitos só doam sangue quando um familiar ou amigo precisa. Então, nós precisamos ter voluntários constantes para salvarmos vidas”, disse a subgerente de Coleta Externa do Hemoam, Suzete Camurça Nobre.

Campanha

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos da campanha ser realizada neste mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas em algumas partes do país, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa, reduzindo o número de doações.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus firma parceria com Fapeam para estimular pesquisa na APS

Redação Am

Licenciamento urbano de Manaus tem recorde no atendimento em março com alta de 32,4%

Redação Am

Prefeitura de Manaus participa da abertura da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia

Redação