Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura promove atualização em pré-natal para profissionais de saúde da zona Oeste

Profissionais da rede municipal de saúde da zona Oeste participam da segunda etapa do curso de Atualização em Pré-Natal realizado pela Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 15/5, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, no bairro da Paz. A ação de educação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e faz parte de uma programação iniciada em abril, com a proposta de alcançar enfermeiros e médicos dos cinco Distritos da pasta.

A atividade no Disa Oeste foi a segunda do curso de atualização voltada aos profissionais do Distrito, e reuniu médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de residentes da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), conforme a enfermeira obstetra Gerda Coelho, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, que coordena a ação educativa.

“Ao final desse ciclo de cursos, teremos treinado 200 profissionais, dentre médicos e enfermeiros. Nosso objetivo é alinhar nossos profissionais e nossa rede com as últimas inovações e manuais expedidos pelo Ministério da Saúde, que em 2022 lançou um novo manual de gestação de alto risco. Com isso, visamos melhorar e qualificar a assistência às gestantes e puérperas, que são atendidas pela rede de atenção básica em Manaus”, afirma.

Uma das participantes da formação foi a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Lindalva Damasceno, Talynne Soares. Ela destacou a importância da ação de educação para o aprimoramento da atenção a mães e futuras mães na rede municipal de saúde, do pré-natal, que inclui exames, consultas e avaliações com enfermeiros e médicos, até o puerpério, período de 45 dias após o parto.

“Grande parte dos nossos atendimentos na atenção básica é para grávidas, e é preciso atualizar os protocolos voltados a esse público, porque as evidências científicas mudam com os anos. Com a atualização em pré-natal, a gente consegue ter uma assistência mais qualificada para as gestantes”, aponta.

Formação

No curso promovido pela Semsa, os participantes recebem conteúdos e atualizações acerca dos temas “Fluxos do pré-natal”, “Estratificação de risco”, “Manejo das intercorrências e complicações na gestação: SHEG (Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação), DMG (Diabetes Mellitus Gestacional) e ITU (Infecções do Trato Urinário)”, “Interpretação de exames”, “Sífilis na gestação” e “Exame físico”.

O médico residente em Medicina da Família e Comunidade da Semsa, Ícaro Zurra, foi um dos facilitadores do curso e repassou aos participantes informações sobre o manejo da sífilis na gestação, em geral identificada durante os exames de pré-natal do primeiro trimestre de gravidez.

“Se diagnosticada a doença, iniciamos um tratamento e investigamos mais para saber, por exemplo, se houve uma sífilis tratada anteriormente, e seguimos de acordo com os resultados da paciente. No curso, indicamos como fazer essa investigação e buscar o melhor tratamento, inclusive tentando incluir nessa investigação e no tratamento o parceiro ou parceira, fixo ou que more com a gestante”.

Agenda

A turma desta segunda-feira foi a penúltima do curso de atualização em pré-natal promovido pela Semsa. Com ela, a segunda etapa da iniciativa já alcança médicos e enfermeiros dos Distritos Norte, Sul, Leste e Oeste da Semsa.

A agenda do ciclo de treinamentos se encerra com mais uma turma voltada a profissionais da atenção básica do Disa Rural, na sexta-feira, 19/5, nas dependências da Maternidade Ana Braga.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus abre inscrições para os jogos de integração dos servidores da Educação

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove workshop sobre inovação para universitários

Redação Am

Prefeitura de Manaus dá início à nova edição do Curso Informal de Cuidador de Idoso

Redação Am