Portal Uno Midias
Cidade Manaus

Prefeitura promove ações de combate à hipertensão em unidades de saúde das zonas Leste e Oeste

Prefeitura de Manaus realiza, nesta semana, ações de combate à hipertensão arterial em duas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nas zonas Leste e Oeste da capital. As atividades integram a programação da pasta com o objetivo de sensibilizar e informar usuários da rede básica municipal para a prevenção e controle da condição crônica, realizada nos meses de abril e maio, em referência ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio).

Realizada sempre no período matutino, a programação acontece nesta quarta-feira, 8/5, na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, no bairro Armando Mendes, zona Leste, e na sexta, 10/5, na USF Deodato de Miranda Leão, no bairro Compensa, zona Oeste.

Nas ações, as equipes de saúde das unidades vão intensificar a oferta de consultas médicas e de enfermagem, e de serviços como aferição de pressão arterial. Também irão orientar os usuários sobre medidas para prevenção e controle da hipertensão, como a prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e a medição da pressão.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Phamela Costa, ressalta que, além das ações de saúde em unidades específicas, sendo uma de cada Distrito de Saúde (Disa) da Semsa, a programação da secretaria voltada à prevenção da hipertensão alcança toda a rede básica municipal, com o reforço de ações e serviços de prevenção e promoção da saúde.

“As estratégias estão sendo realizadas em todos os distritos, com destaque para ações de educação em saúde, abordando temas como alimentação saudável, importância da atividade física e da adesão ao tratamento indicado pelo profissional de saúde”, aponta a gestora. As ações, ela acrescenta, também incluem orientações sobre autocuidado, para usuários já com diagnóstico de hipertensão.

Causas e prevenção

Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue nas artérias se mantém em nível elevado, igual ou acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio. Conforme Phamela, fatores como gordura abdominal, consumo excessivo de álcool, alta ingestão de sal, tabagismo, sedentarismo e estresse podem contribuir para a pessoa desenvolver a condição.

“A principal orientação para se prevenir a hipertensão é adotar um estilo de vida mais saudável, com uma dieta equilibrada, controle do estresse, prática regular de atividades físicas, redução do consumo de sal, entre outras medidas”, aponta.

Phamela pontua que a pressão arterial elevada é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais, podendo levar a complicações graves, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Ela reforça a importância da avaliação médica regular nos serviços de saúde, na medida em que a doença, na maioria dos casos, não apresenta sintomas.

“É importante que a população busque regularmente o profissional de saúde e mantenha as consultas de rotina em dia. Para a pessoa que já é hipertensa, é essencial adotar hábitos saudáveis, como reduzir o sal e evitar o fumo, e usar a medicação conforme orientação médica”, diz.

Agenda

A programação da Semsa Manaus para sensibilização dos usuários para a prevenção da hipertensão arterial iniciou no dia 26 de abril, com uma ação na USF Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, na área de abrangência do Distrito de Saúde (Disa) Sul da Semsa.

Na última sexta-feira, 3/5, foi a vez da clínica da família Carmen Nicolau, na área do Disa Norte. Após as atividades desta semana, nos distritos Leste e Oeste, a agenda se encerra na próxima terça, 14/5, com uma ação na USF Ada Viana, no Disa Rural.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura leva ‘Asfalta Manaus’ ao Lírio do Vale e aplica 400 toneladas de asfalto na via principal do bairro

Redação Am

Prefeitura lança programa para retorno seguro às aulas, em parceria com Unicef e Cáritas Arquidiocesana de Manaus

Redação Am

#SouManaus 2023: um festival de artes integradas com programação para todos os públicos

Redação Am