“Todo conhecimento é importante, ainda mais quando nos faz refletir sobre maior respeito às pessoas que usam ônibus em Manaus”. Com esta frase, o motorista de ônibus da empresa São Pedro, Fábio Barros Campos, definiu a palestra oferecida nesta quinta-feira, 12/8, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a operadores de transporte da empresa Viação São Pedro, sobre respeito aos usuários do transporte público. O treinamento foi realizado na sede da empresa, no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da capital.
Com a presença de mais de 30 motoristas e cobradores, os participantes acompanharam palestras sobre “Direitos e deveres dos Idosos”, “Atualização do Código de Trânsito Brasileiro”, e “Respeito às Pessoas com Deficiência”. O tema “Transporte Inclusivo” faz parte do projeto “Mobilidade com Responsabilidade” e foi promovido pela Diretoria de Engenharia e Educação de Trânsito do IMMU.
Para a chefe da Divisão em Educação para o Trânsito do IMMU, Jaqueline dos Santos, as palestras são uma oportunidade de reciclar os motoristas e cobradores quanto à relação com os usuários. “Trata-se de um treinamento sobre transporte inclusivo para termos cada vez mais um atendimento de qualidade aos idosos, Pessoas Portadoras de Deficiência, as PcDs, e usuários em geral, como nos determinou o prefeito David Almeida. Foi importante perceber o interesse dos motoristas sobre os temas propostos e a interação deles com os palestrantes”, destacou.
A coordenadora da Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência, Maria Dias, agradeceu o convite para o evento e destacou o envolvimento com a causa das PcDs. “Este tipo de conversa é importante porque falamos aos motoristas sobre a necessidade do respeito com pessoas que acessam os ônibus, porque elas dependem desse transporte para tudo na vida: educação, saúde, lazer. Salientamos que as PcD, assim como todas as pessoas, têm direito de ‘ir e vir’. Friso sempre que gosto de fazer a minha parte e acredito que as mudanças acontecem aos poucos, de ambos os lados”, disse.
Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Santos, a palestra teve uma função socioeducacional. “Percebemos que ainda há muito desconhecimento dos direitos e deveres que cada pessoa tem: seja motorista ou pessoa idosa. Por mais que a gente conheça o Estatuto do Idoso, a gente precisa empoderar esses direitos e deveres. Eu vejo uma animação dos participantes que aproveitaram para tirar dúvidas sobre o dia a dia do trabalho no transporte público. Isto é, sem dúvidas, muito positivo”, destacou.
O educador de trânsito do IMMU, Francisco Rodrigues, frisou que, com as palestras, as pessoas passam a interagir mais e criar um ambiente mais saudável no trânsito. “O resultado é uma melhoria da qualidade do trânsito que não pode ser colocado nos ombros apenas do órgão gestor. A responsabilidade para gerar um ambiente melhor no trânsito tem que ser integrada e com a participação de todos”, disse.
As palestras educacionais continuam durante as próximas semanas e serão realizadas em todas as garagens de ônibus de Manaus.