Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança projeto-piloto em 35 escolas da rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na tarde desta quarta-feira, 27/4, o projeto-piloto “Vida e educação financeira: tecendo sonhos e caminhos para o ensino fundamental anos finais”. A ação, que atende ao Plano de Governo Municipal e pretende beneficiar 7.108 estudantes, será desenvolvida inicialmente em cinco escolas de cada uma das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), totalizando 35 unidades atendidas. O lançamento ocorreu pelo canal da Semed no YouTube.

O principal objetivo do projeto é reconhecer a importância da educação financeira para o desenvolvimento do projeto de vida dos docentes e estudantes dos anos finais nas unidades de ensino da Semed.

Conforme o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Pereira, o projeto também está alinhado ao currículo escolar municipal de Manaus.

“O intuito é sensibilizar a nossa comunidade escolar sobre a importância de trabalhar essa questão financeira dentro da família, de despertar o interesse da organização financeira dentro do núcleo familiar, mas acima de tudo, de trabalhar a questão dos princípios, valores, da ética e da moral. E vale destacar que o projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as matérias de ensino religioso, matemática, língua portuguesa, geografia, enfim, com todos os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental”, explicou.

A ação também está atrelada à meta 95 do Plano de Governo Municipal de Manaus que busca estimular a educação financeira desde a educação infantil, como estratégia fundamental do desenvolvimento econômico, do empreendedorismo, da geração de renda e da empregabilidade.

A expectativa é a de que em 2023 mais 35 unidades sejam atendidas pela ação e a mesma quantidade em 2024, somando o total de 105 escolas.

Atividades

O projeto irá começar no próximo mês com oficinas para as escolas participantes, direcionadas aos professores e coordenadores do projeto nas escolas, para poder trabalhar com o estudante na prática. 

De acordo com a coordenadora do projeto-piloto, Solange Oliveira, a ação também tem a finalidade de propor aos alunos da rede municipal de ensino uma reflexão sobre a vida, sonhos e novas possibilidades de alunos que estão na saída do ensino fundamental.

“Nesse primeiro momento será trabalhado a cartilha do primeiro módulo do projeto ‘vida e educação financeira: tecendo sonhos e caminhos para o ensino fundamental anos finais’, onde é trabalhada a questão do autoconhecimento, dos valores, um pouco da história do dinheiro para o aluno começar a identificar, a perceber seus sonhos e suas perspectivas na saída do ensino fundamental. O projeto é voltado ao 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou seja, para alunos que estão saindo do ensino fundamental e indo para o ensino médio”, explicou.

Após o trabalho realizado nas escolas, em meados dos meses de novembro e dezembro, será criado um e-Book com os projetos de vida dos estudantes, que serão expostos durante a execução da ação ao longo de 2022. Será realizada uma cerimônia onde serão premiadas todas as escolas participantes da ação.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura fecha parceria com Agrosmart para desenvolvimento do agronegócio

Redação Am

Prefeitura alerta pais e responsáveis sobre o cuidado com os dentes de leite

Redação

Prefeitura de Manaus intensifica as obras na feira municipal Polivalente, no bairro Japiinlândia

Redação Am