Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança projeto ‘Ciclos da Vida’ visando a segurança dos ciclistas

Prefeitura de Manaus lançou, na manhã deste domingo, 23/5, o projeto “Ciclos da Vida” com foco na segurança e melhor infraestrutura para ciclistas da capital amazonense. Como parte do lançamento do projeto, os participantes realizaram um passeio ciclístico, promovido por grupos de ciclistas e em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), pelo complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da cidade.

O projeto faz parte das ações da campanha “Maio Amarelo”, com foco na redução de acidentes de trânsito e de vítimas fatais em todo o país. Elaborado pelo Departamento de Estatística e Educação para o Trânsito do IMMU, o projeto tem o apoio de secretarias municipais parceiras, além de movimentos de ciclistas da capital.

“Está no plano de governo do prefeito David Almeida incentivar e valorizar o modal de bicicleta, tanto para passeio quanto para os que o utilizam para o trabalho. Estamos lançando, neste mês do Maio Amarelo, este projeto ‘Ciclos da Vida’ para conscientizar a população de que eles também têm espaço nas vias e fazem parte do sistema de trânsito”, disse o diretor de Engenharia e Educação de Trânsito do IMMU, Uarodi Guedes.

Para o coordenador do grupo de ciclistas “Brutos e Brutas”, Carlos Morales, a criação de um projeto que atenda a circulação, o respeito e a conscientização para os ciclistas no trânsito é um anseio dos grupos de ciclistas e que a prefeitura atendeu.

“Já estamos, há algum tempo, à procura de apoio para nossa classe, e agora a prefeitura nos atendeu. Precisamos sensibilizar os motoristas de que em cima de uma bicicleta tem uma vida. A gente está apostando muito nessa iniciativa e assim possamos salvar vidas”, frisou.

O “Ciclos da Vida” surge a partir da análise de que a bicicleta já se tornou um meio de transporte viável para mobilidade urbana, além de contribuir para melhoria do meio ambiente e para a promoção da inclusão social, reduzindo riscos e eventuais conflitos quanto ao uso da bicicleta, além de sensibilizar a população para a mudança de cultura e estilo de vida. Além de incluir melhorias da sinalização viária, propor o comportamento seguro e respeito aos ciclistas, por parte dos profissionais condutores de transporte coletivo de todas as modalidades vigentes

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura trabalha na implantação de redes de drenagens na zona Leste

Redação Am

Prefeito David Almeida fiscaliza obras de reforma da praça da Glória e anuncia ações de infraestrutura no bairro

Redação Am

DOAÇÃO

Redação