Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança concurso de produção textual ‘Super Escritores’ para alunos da DDZ Sul

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta quinta-feira, 17/6, o I Concurso de Produção Textual ‘Super Escritores’, que ocorre até o dia 28 deste mês. A ação tem como principal objetivo desenvolver as habilidades de leitura, escrita e a capacidade criadora, gerando vivências significativas no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular da língua portuguesa. Serão selecionadas as melhores produções textuais elaboradas pelos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul.

O lançamento do projeto foi realizado na escola municipal André Vidal de Araújo, zona Centro-Sul, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino; do subsecretário de Educação, professor Carlos Guedelha, e gestores das unidades de ensino.

“O concurso ‘Super Escritores’ incentiva a leitura e escrita. É um trabalho que essa DDZ faz e merece ser levado para os outros distritos. Eu sei que aqui têm gestores competentes e professores dedicados, que realizam o melhor para a educação e eu quero contar com a colaboração de cada um de vocês, para melhorar cada vez mais o ensino em nossa rede”, destacou Pauderney.

Para o subsecretário Carlos Guedelha, o projeto alcança uma das principais missões da rede municipal, que é formar leitores. “Essa ação é de suma importância, porque a função da escola, conforme os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é formar leitores e escritores competentes, de acordo com cada série em que o aluno se encontra. Então isso só é possível com condições concretas e reais para que o aluno produza os textos, sendo essa a ideia desse projeto, aliada à inteligência emocional, linguística e criatividade”, pontuou.

Concurso

Os vencedores do concurso ganharão certificados e medalhas. A chefe da DDZ Sul, professora Jecicleide Nascimento, explicou como surgiu a ideia de elaborar essa atividade.

“A avaliação é um grande desafio na educação, então a partir da análise da avaliação do número de alunos alfabetizados e dos resultados das redações no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), despertaram na nossa equipe uma vontade de mudar e lançar esse projeto. A ação visa a leitura das matrizes de referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), incentivando os alunos para a apropriação do sistema de escrita alfabética, leitura e produção textual”, pontuou.

Expectativas

A gestora Lucy Meire Braga da escola municipal República do México, localizada no bairro Flores, que conta com três turmas do 2° ano, totalizando 75 alunos, e duas turmas do 5° ano, com 70 alunos, comentou como estão os preparativos para o concurso.

“Nós já iniciamos a preparação dos alunos, motivando para que eles produzam o texto, assim a gente consegue, a partir desse momento, desafiador de pandemia, fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade linguística de produção dos textos. Nossos alunos estão muito entusiasmados em participar desse concurso, sendo o nosso objetivo maior trazer o texto para ser o protagonista da escola”, declarou.

Para a gestora Simone Araújo, da escola municipal Antônio Matias Fernandes, localizada na comunidade União, bairro Parque 10 de Novembro, o concurso motivará os alunos do 9° ano.

“Essa atividade vem nos ajudar na preparação e visualização do ensino médio, porque os alunos já estão se preparando na parte da escrita, leitura e interpretação de textos, então como estamos próximos à prova do Saeb, será de grande valia para os nossos alunos”, afirmou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus dá início ao levantamento de infestação por Aedes aegypti nos 63 bairros da capital

Redação Am

Prefeito David Almeida fiscaliza andamento das obras de drenagem na avenida Djalma Batista

Redação Am

Prefeitura orienta público do #SouManaus Passo a Paço 2022 sobre o descarte correto dos resíduos

Redação Am