Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura lança 11ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da rede de ensino

Com o tema “A fascinante interação entre o fogo, a ciência e a vida: descobertas e impactos manauaras”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta sexta-feira, 31/3, o edital da 11ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da rede de ensino. O evento, que reuniu gestores e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DZZ), foi realizado no auditório da Semed, Parque 10, zona Centro-Sul. 

A feira, coordenada pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Semed,  tem objetivo de valorizar a alfabetização e letramento científico na Educação Básica de Manaus, pela difusão de pesquisas científicas em feiras de ciências, enquanto espaços não formais de aprendizagem. Essa iniciativa é um marco fundamental para o início das atividades do calendário científico, no âmbito das escolas municipais. 

Para a chefe da DDPM, Inêz Alcântara, nesses 10 anos de feira, o pensamento científico das crianças só aumenta e o sucesso do evento tem todo o apoio do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

“A feira de Ciências da Semed envolve as crianças desde a creche até o 9º ano. Então, abrange todos os níveis e isso avança cada vez mais o pensamento científico dos nossos alunos, que conta com o apoio do prefeito David e da secretária Dulce, pois ciência está em tudo na vida do ser humano”, comentou Inêz.

O edital  é aberto para a participação de todas as escolas municipais, para todas as modalidades, desde a educação infantil ao ensino fundamental 1 e 2, Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação especial, educação indígena e, pela primeira vez, para os adultos matriculados no Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi). 

“Hoje, é o pontapé inicial para a feira de Ciências. A partir de agora, vamos normatizar as orientações dentro das escolas, para que elas possam começar a preparar a produção dos projetos. O que nós queremos é cada vez mais a participação das escolas, nesse movimento científico tão importante na vida de todo estudante, que passa a se alfabetizar cientificamente”, incentivou o coordenador da feira, Rosivaldo Moreira.

Após as inscrições, é realizada a primeira seleção de projetos pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs), que orientam e acompanham as escolas classificadas para a realização da etapa municipal, a qual reúne as pesquisas de todas as zonas  da cidade. 

Durante o evento, também foi apresentada a revista eletrônica de “Ciências em Rede: 18 anos de Ciência”, com divulgação dos projetos científicos realizados pela Semed nos 10 anos de feira, que também tem dados dos 18 anos de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), entre projetos de pesquisas desenvolvidos nas escolas da rede.

A capa da revista é ilustrada com o trabalho da professora Maria Liliane Fernandes, que leciona com crianças da educação infantil, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria do Céu Vaz D’Oliveira, no Planalto, zona Centro-Oeste da cidade. 

“No ano passado, nós apresentamos o projeto “Vocês já viram um dinossauro”, quando ficamos em 4º lugar no resultado final da feira. Essa foi uma experiência incrível para as crianças, que tinham apenas três anos, e também para as famílias que deram todo apoio para a realização do nosso trabalho. Elas utilizaram vários meios de comunicação para entender sobre os dinossauros, demonstraram interesse, foi um momento maravilhoso com eles”, disse a educadora.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus inicia terceira fase do projeto multicultural ‘Arte Pela Cidade’ na feira da Aparecida

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza Projeto Roda de Conversa com alunos da UBS do Japiim

Redação Am

Vacina contra a Covid-19 estará disponível em 15 locais neste sábado, 9/4

Redação Am