Cidade

Prefeitura investe na capacitação de servidores para execução e fiscalização de obras públicas em Manaus

Com o intuito de qualificar profissionais que atuam no setor de obras públicas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), promoveu um curso prático nos dias 26 e 27/6.

O evento contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), de Saúde, de Educação, Instituto Municipal de Planejamento Urbano Planejamento (Implurb), além de membros da iniciativa privada e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-Am).

“Esta capacitação representa um marco no compromisso de melhorar a infraestrutura de Manaus. Através de treinamentos focados e da troca de experiências, podemos garantir que os profissionais envolvidos em obras públicas estejam aptos a desenvolver projetos de alta qualidade que beneficiem diretamente a população”, afirmou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

O curso com 27 participantes foi elaborado para abordar os principais aspectos do projeto básico, execução e fiscalização de obras públicas, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais envolvidos nessas áreas. As aulas foram por meio de aulas teóricas e práticas, e os participantes tiveram a oportunidade de discutir casos reais e compartilhar experiências.

Para o engenheiro e presidente do Crea-AM, Afonso Lins, o treinamento serviu para que os participantes aprendessem sobre os aspectos práticos envolvidos no planejamento e execução de obras, como também alinhar parcerias com a Prefeitura de Manaus.

“A gente precisa qualificar os nossos profissionais cada vez mais, para que não possamos cometer erros primários. Nosso pessoal estará preparado para analisar e verificar as obras da cidade Manaus. O IMMU já é nosso parceiro, e agora o prefeito David Almeida está abrindo as portas para que haja essa cooperação entre os órgãos”, falou Lins.

Além disso, a iniciativa também busca promover uma maior transparência e eficácia na gestão dos recursos públicos, o que é crucial para a realização de obras que atendam às necessidades da população de Manaus. Após a finalização do curso, os participantes receberam certificados de participação e saíram satisfeitos com o conteúdo apresentado.

“Foi um aprendizado muito importante  em que conseguimos entender e tirar algumas dúvidas sobre a nova lei de licitações (Lei 14.133/2021) e nos adequarmos na elaboração dos projetos e principalmente, o que fazer e o que não fazer como fiscal de obras ou fiscal de contrato. É um crescimento profissional e também um diferencial para gestão de tantas obras novas que estão sendo realizadas na cidade de Manaus”, apontou a participante Angela Lacerda.

O curso teve como instrutor o renomado professor Msc. Vinicius Medeiros Vieira Dantas, que ocupa o cargo de diretor de Controle Externo de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Com sua vasta experiência e conhecimento na área, o professor Vinícius foi capaz de proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada dos elementos críticos envolvidos no planejamento, execução e fiscalização de obras públicas. Sua abordagem didática e foco em aspectos práticos certamente contribuíram para enriquecer o conteúdo do curso e capacitar os profissionais envolvidos.

Fotos – Karol Silva / IMMU

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Regularização fundiária conta com voos de drone para Prefeitura de Manaus atender comunidade Coliseu

Redação Am

Praia da Ponta Negra tem anfiteatro iluminado em adesão ao ‘Outubro Rosa’

Redação Am

Prefeitura entrega a creche Magnólia Figueiredo à comunidade escolar do Tarumã

Redação Am
Sair da versão mobile