Cidade

Prefeitura intensifica visitas técnicas e alinha ajustes in loco de obras na reta final

Arquitetos, engenheiros e técnicos da Prefeitura de Manaus realizaram duas visitas técnicas a obras na capital nesta quinta-feira, 14/9, como parte das ações de rotina do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de acompanhamento nos canteiros e de fiscalização das empreitadas realizadas pela prefeitura.

No complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, onde a prefeitura está construindo o mirante Lúcia Almeida, o casarão Thiago de Mello e o largo de São Vicente, a visita teve como foco tirar dúvidas junto à construtora Red Engenharia para execuções do projeto arquitetônico e serviços realizados, desde a instalação de revestimentos até pintura e implantação da escada de acesso principal.

O cronograma da intervenção prevê sua inauguração em dezembro, antes do Natal. “A escada de acesso principal ainda está em construção e a escada enclausurada já está implantada. Foi uma visita para alinhamento junto aos engenheiros do Implurb, que são os fiscais da obra”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Do Centro, a equipe seguiu para as zonas Leste e Norte da capital, para fazer vistoria no parque Amazonino Mendes, localizado nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. Lá, a equipe do Implurb recebeu técnicos da Comissão Interinstitucional de Apuração de Obras em Conclusão (Caoc).

“Foram verificados os serviços nos platôs A, B e C, em conjunto com os engenheiros da construtora Progresso, já que algumas frentes estão em conclusão e finalização, além de acabamento, com implantação de gradis, das quadras e a regularização do piso, que posteriormente receberá o revestimento. Também foi avaliada a implantação de iluminação externa, de posteamento, da confecção de uma galeria de drenagem e do estacionamento”, adiantou Cordeiro.

No chamado platô C será construída a etapa cênica e interativa, já licitada e com ordem de serviço assinada, que passa por regularização de lote e aterro do terreno.

Parceria

O parque Amazonino Mendes é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

O parque terá ciclovia, faixa verde arborizada e a pista de caminhada, um conjunto que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, indo deste a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro, e ela fará parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, foi licitada, a ordem de serviço assinada e os trabalhos estão iniciando pela construção dos mobiliários e elementos artísticos”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de 5 pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Fotos – Divulgação / Implurb 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura lança edital de chamamento público de projeto de coleta seletiva

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza ação do ‘Novembro Azul’ na USF Rayol dos Santos neste sábado, 26/11

Redação Am

Ministério da Saúde garante à Manaus prorrogação de contrato do Programa Mais Médicos

Redação Am
Sair da versão mobile