A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na noite desta quinta-feira, 23/3, atividades de fiscalização e monitoramento no trânsito e em shopping centers da cidade. O objetivo da ação foi preservar a vida no trânsito e reduzir o número de acidentes, como também garantir o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.
Na fiscalização de trânsito, quase 60 agentes do IMMU ficaram em prontidão em pontos estratégicos da cidade, distribuídos nos principais corredores viários em todas as zonas, fiscalizando a velocidade dos veículos, a partir de barreiras com cones e alertando os motoristas sobre a importância de cumprir os limites de velocidade nas vias. A ação teve como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade, garantindo a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.
“A operação ‘Velocidade Segura’ tem como objetivo principal conscientizar os motoristas a circularem dentro dos limites de velocidade orientados pelo Código de Trânsito Brasileiro. É fundamental respeitar a sinalização das vias para evitar acidentes e preservar vidas. Por esse motivo, a Prefeitura de Manaus está intensificando essa operação para trabalhar na prevenção de acidentes e garantir a segurança de todos os usuários do trânsito”, disse o diretor de Fiscalização de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
Os agentes montaram barreiras para intervenção viária nos locais onde há grande fluxo de pedestres e centros comerciais. As vias escolhidas foram avenidas Djalma Batista, Efigênio Sales, Coronel Teixeira, Noel Nutels, General Rodrigo Otávio Jordão Ramos e Cosme Ferreira.
Já nos shopping centers, 59 motoristas foram autuados por uso das vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência, sem comprovarem que portavam a credencial que permite uso da vaga. Os agentes do IMMU realizaram abordagens aos condutores e orientaram sobre a importância de respeitar os espaços das pessoas com mobilidade reduzida.
“Essa operação tem o intuito de disciplinar esse tipo de estacionamento, porque ainda existem muitas pessoas que insistem em estacionar nessas vagas prioritárias sem possuir a credencial. Se a pessoa é idosa ou tem alguma deficiência, deve procurar o setor de atendimento do IMMU, na avenida Urucará, número 1.180, no bairro Cachoeirinha ou no shopping Phellipe Daou, para solicitar a sua credencial”, explicou Ventilari. O diretor de Fiscalização de Trânsito reforçou que estacionar em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência, sem a credencial, é infração gravíssima.
As ações de fiscalização do IMMU devem continuar com o objetivo de garantir a segurança e a preservação da vida no trânsito e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos.