Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura intensifica fiscalização para reduzir acidentes nas vias e garantir uso correto das vagas especiais nos shoppings

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na noite desta quinta-feira, 23/3, atividades de fiscalização e monitoramento no trânsito e em shopping centers da cidade. O objetivo da ação foi preservar a vida no trânsito e reduzir o número de acidentes, como também garantir o respeito às vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.

Na fiscalização de trânsito, quase 60 agentes do IMMU ficaram em prontidão em pontos estratégicos da cidade, distribuídos nos principais corredores viários em todas as zonas, fiscalizando a velocidade dos veículos, a partir de barreiras com cones e alertando os motoristas sobre a importância de cumprir os limites de velocidade nas vias. A ação teve como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade, garantindo a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.

“A operação ‘Velocidade Segura’ tem como objetivo principal conscientizar os motoristas a circularem dentro dos limites de velocidade orientados pelo Código de Trânsito Brasileiro. É fundamental respeitar a sinalização das vias para evitar acidentes e preservar vidas. Por esse motivo, a Prefeitura de Manaus está intensificando essa operação para trabalhar na prevenção de acidentes e garantir a segurança de todos os usuários do trânsito”, disse o diretor de Fiscalização de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.

Os agentes montaram barreiras para intervenção viária nos locais onde há grande fluxo de pedestres e centros comerciais. As vias escolhidas foram avenidas Djalma Batista, Efigênio Sales, Coronel Teixeira,  Noel Nutels, General Rodrigo Otávio Jordão Ramos e Cosme Ferreira. 

 Já nos shopping centers, 59 motoristas foram autuados por uso das vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência, sem comprovarem que portavam a credencial que permite uso da vaga. Os agentes do IMMU realizaram abordagens aos condutores e orientaram sobre a importância de respeitar os espaços das pessoas com mobilidade reduzida.

“Essa operação tem o intuito de disciplinar esse tipo de estacionamento, porque ainda existem muitas pessoas que insistem em estacionar nessas vagas prioritárias sem possuir a credencial. Se a pessoa é idosa ou tem alguma deficiência, deve procurar o setor de atendimento do IMMU, na avenida Urucará, número 1.180, no bairro Cachoeirinha ou no shopping Phellipe Daou, para solicitar a sua credencial”, explicou Ventilari. O diretor de Fiscalização de Trânsito reforçou que estacionar em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência, sem a credencial, é infração gravíssima.

As ações de fiscalização do IMMU devem continuar com o objetivo de garantir a segurança e a preservação da vida no trânsito e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura faz interdição temporária de alça do viaduto do Manoa

Redação Am

‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 13 mil atendimentos na zona Oeste neste sábado

Redação Am

Ageman reafirma parceria com Procon Amazonas

Redação Am