Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura inicia implantação de rip-rap para conter erosão na Redenção

Para conter uma erosão de aproximadamente 10 metros de largura e 3 metros de altura, localizada na rua São Vicente de Paula, bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou os serviços para a implantação de um rip-rap no local.

A erosão na via foi ocasionada pelo acúmulo de água durante as fortes chuvas, que provocou um desbarrancamento.

No local, as equipes da Seminf fazem a contenção do rip-rap em banquetas desde a base. A contenção de rip-rap (muretas) é um serviço de extrema importância. As sacas contendo cimento e areia, depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando as erosões, causadas, principalmente, no período chuvoso. A técnica aplicada é uma alternativa para estabilização de taludes e contenção erosiva em áreas alagadiças, equilibrando o solo.

De acordo com a engenheira Socorro Diniz, responsável pela obra, os trabalhos são feitos para evitar um novo desbarrancamento na área.

“Aqui, seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do vice- prefeito e secretário municipal de Infrafestrutura, Marcos Rotta, e trabalhamos de forma emergencial para conter a erosão na rua São Vicente de Paula, na Redenção. Com as fortes chuvas dos últimos dias, a via cedeu, tornando o tráfego de veículos extremamente perigoso. Estamos implantando esse rip-rap e vamos construir o meio-fio e a calçada, para devolver a trafegabilidade e a segurança a quem passa por aqui”, afirmou Diniz.

O desbarrancamento comprometeu uma residência no local, por isso a área foi isolada. Os trabalhos são feitos de forma cautelosa, porque a rua tem um declive acentuado e grande parte dela ficou comprometida. Após o restauro completo, serão realizadas obras de finalização com a recuperação do meio-fio, sarjeta e asfalto.

RELACIONADOS

Casarão da Inovação Cassina recebeu mais de 8 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Redação Am

Ouvidoria municipal do SUS participa de sistema nacional para qualificação dos atendimentos

Redação Am

Prefeitura de Manaus promove atividades na 2ª edição da Feira da Qualidade da Fieam

Redação Am