Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura incentiva empreendedorismo no Tarumã-Mirim a partir do ‘Divas do Agro’

O “Divas do Agro”, realizado há pouco mais de 20 dias pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), começa a colher os primeiros frutos. Nesta quinta-feira, 11/8, técnicos da Semacc visitaram o assentamento Tarumã-Mirim, na BR-174, e tiveram retorno positivo das mulheres empreendedoras que participaram do evento.

De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, o “Divas do Agro” foi um projeto pensado para impulsionar a visão empreendedora das mulheres que trabalham no agronegócio. “É gratificante poder ver que um grupo de mulheres empreendedoras do Tarumã-Mirim já está colhendo frutos do ensinamento transmitido no evento. Elas estiveram conosco, participaram de todas as palestras e, em virtude do conhecimento adquirido, estão empreendendo e fazendo sucesso, colhendo frutos do que viveram e aprenderam no ‘Divas do Agro’. Esse é um dos objetivos previstos no plano de governo do prefeito David Almeida, para desenvolver qualitativamente e economicamente o setor primário do município de Manaus”, ressaltou a diretora da Semacc.

Para Arileia Silva, técnica em Agropecuária, agricultora e integrante do grupo de mulheres empreendedoras da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim (Copasa), localizada no ramal do Pau-Rosa, quilômetro 14 da BR 174,  foi por meio do “Divas do Agro” que o grupo tomou coragem para expandir sua atividade.

“Foi a partir do Divas do Agro que nos fortalecemos, criamos coragem e buscamos parcerias. Hoje, estamos participando da Agroufam, feira de produção familiar da Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, levando produtos da agricultura familiar produzidos só por mulheres. A gente já tinha a nossa feirinha aqui, só que estava devagar. Hoje não, nós estamos lá, levando os nossos produtos e foi graças ao Divas que ficamos mais fortes, fomos à luta e vamos mais longe”, enfatizou a agricultora.

Segundo Marinete Santiago, assistente social e moradora do assentamento Tarumã-Mirim, foi um privilégio poder participar do “Divas do Agro”. O evento, de acordo com ela, acrescentou conhecimento e proporcionou melhorias ao trabalho do grupo de mulheres da Copasa.

“A feira, aqui na cooperativa, não estava tendo o resultado desejado. Com o convite de participar do ‘Divas’, tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas. Nós produzimos pé de moleque, cocada, doces e vários outros produtos e decidimos ir participar da feira da Ufam. Quando chegamos lá, fomos procuradas por professores, pesquisadores, alunos, por várias pessoas, que queriam conhecer o nosso trabalho e falar da cooperativa. Hoje, é gratificante saber da importância do grupo de mulheres da agricultura familiar da Copasa para o assentamento Tarumã-mirim. E, tudo graças à visão que o “Divas do Agro” nos deu. Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus pela oportunidade”, finalizou a empreendedora rural.

O “Divas do Agro” foi realizado no dia 22 de julho, no auditório do Sebrae-AM, para fomentar as discussões sobre a importância da atuação feminina no desenvolvimento do agronegócio, seus desafios e conquistas. Aproximadamente 250 mulheres empreendedoras rurais, dos nove polos de agricultura familiar de Manaus e da região metropolitana, participaram do evento.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus e CMDCA divulgam resultado final das eleições para conselheiro tutelar

Redação Am

Prefeitura intensifica obras de infraestrutura no bairro Cidade Nova

Redação Am

Prefeitura de Manaus participa de ação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Redação Am