O “Divas do Agro”, realizado há pouco mais de 20 dias pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), começa a colher os primeiros frutos. Nesta quinta-feira, 11/8, técnicos da Semacc visitaram o assentamento Tarumã-Mirim, na BR-174, e tiveram retorno positivo das mulheres empreendedoras que participaram do evento.
De acordo com a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas, o “Divas do Agro” foi um projeto pensado para impulsionar a visão empreendedora das mulheres que trabalham no agronegócio. “É gratificante poder ver que um grupo de mulheres empreendedoras do Tarumã-Mirim já está colhendo frutos do ensinamento transmitido no evento. Elas estiveram conosco, participaram de todas as palestras e, em virtude do conhecimento adquirido, estão empreendendo e fazendo sucesso, colhendo frutos do que viveram e aprenderam no ‘Divas do Agro’. Esse é um dos objetivos previstos no plano de governo do prefeito David Almeida, para desenvolver qualitativamente e economicamente o setor primário do município de Manaus”, ressaltou a diretora da Semacc.
Para Arileia Silva, técnica em Agropecuária, agricultora e integrante do grupo de mulheres empreendedoras da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim (Copasa), localizada no ramal do Pau-Rosa, quilômetro 14 da BR 174, foi por meio do “Divas do Agro” que o grupo tomou coragem para expandir sua atividade.
“Foi a partir do Divas do Agro que nos fortalecemos, criamos coragem e buscamos parcerias. Hoje, estamos participando da Agroufam, feira de produção familiar da Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, levando produtos da agricultura familiar produzidos só por mulheres. A gente já tinha a nossa feirinha aqui, só que estava devagar. Hoje não, nós estamos lá, levando os nossos produtos e foi graças ao Divas que ficamos mais fortes, fomos à luta e vamos mais longe”, enfatizou a agricultora.
Segundo Marinete Santiago, assistente social e moradora do assentamento Tarumã-Mirim, foi um privilégio poder participar do “Divas do Agro”. O evento, de acordo com ela, acrescentou conhecimento e proporcionou melhorias ao trabalho do grupo de mulheres da Copasa.
“A feira, aqui na cooperativa, não estava tendo o resultado desejado. Com o convite de participar do ‘Divas’, tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas. Nós produzimos pé de moleque, cocada, doces e vários outros produtos e decidimos ir participar da feira da Ufam. Quando chegamos lá, fomos procuradas por professores, pesquisadores, alunos, por várias pessoas, que queriam conhecer o nosso trabalho e falar da cooperativa. Hoje, é gratificante saber da importância do grupo de mulheres da agricultura familiar da Copasa para o assentamento Tarumã-mirim. E, tudo graças à visão que o “Divas do Agro” nos deu. Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus pela oportunidade”, finalizou a empreendedora rural.
O “Divas do Agro” foi realizado no dia 22 de julho, no auditório do Sebrae-AM, para fomentar as discussões sobre a importância da atuação feminina no desenvolvimento do agronegócio, seus desafios e conquistas. Aproximadamente 250 mulheres empreendedoras rurais, dos nove polos de agricultura familiar de Manaus e da região metropolitana, participaram do evento.