A Prefeitura de Manaus finalizou, neste fim de semana, a revitalização do asfaltamento nos dois sentidos da avenida Torquato Tapajós, na zona Centro-Sul. A obra recuperou quase 10 quilômetros da via, que estava tomada por buracos, prejudicando o grande fluxo de veículos no local. A ação faz parte do pacote de “Obras de Verão”, que integra o programa de Crescimento Econômico e Social de Manaus, o “Mais Manaus”, lançado em junho pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito Marcos Rotta.
Foi realizada a fresagem na avenida, que é a remoção da camada desgastada de asfalto do pavimento anterior e feita uma nova capa de asfalto, com o serviço finalizado em 22 dias. Aproximadamente 60 trabalhadores atuaram à noite e na madrugada, para que o trânsito no local não fosse prejudicado.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, a determinação do prefeito David Almeida foi de aliar celeridade e qualidade nas obras entregues à população de Manaus.
“Antes nós tínhamos uma avenida de muito movimento, que já apresentava desgaste natural e tinha diversos problemas no pavimento. Com a obra determinada pelo prefeito David Almeida, hoje podemos perceber que a Torquato Tapajós está nova e os condutores já não têm mais obstáculos na via. Agora vamos ter melhor fluidez no trânsito, evitando, assim, que o condutor pare, desvie, por conta de um buraco ou até mesmo cause acidentes”, disse Rotta.
O projeto de revitalização foi realizado nos dois sentidos da avenida Torquato Tapajós, no trecho entre o viaduto 28 de Março, que dá acesso à avenida Santos Dumont, que leva ao aeroporto internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, zona Oeste, e à rodoviária, na zona Centro-Sul.
O metalúrgico Raimundo Angelino dos Santos destacou o serviço e a facilidade em trafegar, agora, pela avenida. “Para mim, melhorou muito, porque a Torquato tinha muitos buracos e acidentes. Ficou excelente e a gente espera que o nosso prefeito continue assim, fazendo esse trabalho e também levando melhorias aos bairros da nossa cidade, que passaram muitos anos sem receber a devida atenção”, afirmou o metalúrgico.
Avenida das Torres
O pacote de “Obras de Verão” também está recuperando 15 quilômetros da avenida Governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres, que interliga as zonas Norte e Centro-Sul. Já foi finalizado o trabalho de recapeamento da via, no trecho bairro-Centro, abrangendo a extensão do bairro Cidade Nova até a avenida Cosme Ferreira, no Coroado. No trecho oposto, as obras seguem em ritmo acelerado.
Na avenida das Torres, toda a parte danificada recebe serviços de reparos profundos, com a retirada do pavimento antigo em toda a pista para aplicação de uma nova capa de revestimento asfáltico. Trinta funcionários trabalham nesta obra, onde já foram aplicadas mais de 27 mil toneladas de asfalto em quase 8 quilômetros de extensão. Os serviços também são feitos à noite, entendendo-se pela madrugada, para não prejudicar o fluxo de veículos no local.