Cidade

Prefeitura entrega kits de sementes para cozinha comunitária

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), entregou nesta sexta-feira, 8/10, 15 kits de sementes de hortaliças para a cozinha comunitária do bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus.

As sementes doadas, de quiabo, cheiro-verde e cebolinha, vão ajudar no fortalecimento da horta da cozinha comunitária, que fornece almoço para pessoas em condição de vulnerabilidade social. De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da Semacc, Meyb Seixas, a ação, que também contou com orientação técnica, foi uma solicitação da Secretaria Municipal da Mulher, Ação Social e Cidadania (Semasc), em atendimento ao Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Apresentamos bastantes ideias, aqui para a equipe da cozinha, sobre o que eles podem aproveitar, da estrutura que eles têm, para potencializar e aumentar a produção. Então eu creio que a horta vai frutificar bastante e a gente se comprometeu em acompanhar o desenvolvimento dessa horta”, destacou Meyb.

Conforme o técnico agrícola da secretaria, Edson Seixas, não basta fazer a doação das sementes, é preciso orientar sobre o plantio, o manejo correto do solo e o distanciamento entre uma semente e outra, para obter um bom resultado.

“A adubação do solo, a preparação dos canteiros e da compostagem que vai ser usada na terra, é tão importante quanto o plantio correto das sementes”, explicou.

Atendimento

Para a coordenadora da cozinha comunitária, Raimunda Lobo, o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, é necessário para o desenvolvimento do projeto. Segundo ela, a cozinha serve um cardápio saudável, supervisionado por nutricionistas e atende, durante o almoço, aproximadamente 200 pessoas de baixa renda, todos os dias.

“A nossa comida é baseada em alimentos saudáveis, então diversificar os produtos da horta vai ser muito importante, para completar a alimentação da comunidade, que se alimenta aqui frequentemente”, enfatizou a coordenadora.

Sem emprego fixo há mais de dois anos, Fabiano Melo é um dos beneficiados pela cozinha. Segundo ele, todo o dinheiro que economiza com as refeições servidas no local, ele usa para se manter.

“Nesse tempo que eu estou me reerguendo, é aqui que eu venho me alimentar para ir trabalhar, todos os dias. O que a gente come aqui é uma economia que a gente faz em casa, assim, essa doação foi uma ajuda para todos. Só temos a agradecer”, concluiu o autônomo.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial em tubulação no Belvedere

Redação Am

Prefeitura promove mais uma edição da feira do ‘Servidor Empreendedor’

Redação Am

Prefeito David Almeida assina ordem de reforma de feira municipal há 16 anos abandonada

Redação Am
Sair da versão mobile