O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira, 26/4, a escola municipal Paula Frassinete, localizada no bairro Glória, zona Sul da capital, que atende 318 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Essa é a 309ª escola revitalizada pela atual gestão municipal. A unidade de ensino, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), estava há 13 anos sem receber reformas.
“Nós transformamos as escolas, os espaços públicos, e temos como objetivo garantir com que os nossos alunos recebam o melhor ensino pedagógico no Brasil. Manaus ocupa a 13ª colocação entre as capitais no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e estamos buscando melhorar os nossos índices na educação básica como fizemos na saúde. Queremos transformar os nossos alunos nos melhores do Brasil”, enfatizou Almeida.
As obras no prédio iniciaram em dezembro de 2022 e foram concluídas em abril deste ano. O local passou por substituições das instalações elétricas, que era um dos maiores problemas da unidade, das luminárias, do forro e das louças e dos revestimentos. Foram realizados também paisagismo, troca da cobertura, pintura geral, execução de abrigo de gás e instalação da coifa na cozinha, além da ampliação da sala dos professores.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou o trabalho realizado pela atual gestão municipal para garantir uma melhor qualidade de ensino para os alunos e conforto para os profissionais da educação.
“Como professora de chão de escola, muito me orgulha estar participando de uma gestão que entrega respeito e dignidade a toda população. Antes, essa escola era conhecida como ‘casarão abandonado’. Agora, a realidade é outra e não deixa a desejar a nenhuma escola particular da nossa cidade. Tenho certeza que iremos colher bons frutos e formar grandes cidadãos para Manaus”, afirmou Dulce.
Após a reforma, a escola passa a contar com 10 salas de aula, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, banheiros masculinos, femininos e para Pessoas com Deficiência (PcDs), Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), salas de Educação Física e de Recurso, biblioteca e depósitos de merenda e de material de limpeza.
Lecionando há 27 anos na unidade de ensino, a professora do 2º ano, Milena Rocha, agradece o olhar do prefeito e da secretária para a escola e disse que agora lecionar ficará muito mais prazeroso.
“Essa reforma veio em um momento muito bom, que trouxe qualidade tanto para os professores quanto para os alunos, isso era algo que toda comunidade aguardava e só foi possível nessa gestão que olhou com muito carinho para a nossa escola. Agora, a qualidade de ensino vai render muito mais”, declarou a professora.
Texto – Thiago Fernando / Semcom e Érica Marinho / Semed
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom