Cidade

Prefeitura e TJ-AM levam projeto Justiça Restaurativa à DDZ Leste 2

A partir da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, nesta terça-feira, 20/6, a visita técnica do projeto Justiça Restaurativa. O encontro foi no auditório da DDZ, na avenida Cosme Ferreira, bairro Zumbi. Essa é a terceira divisão a fazer parte do projeto.

Essa atividade desenvolvida com o TJ-AM faz parte das ações do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da Semed. “A parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas é um complemento para duas ciências, que são o Direito e a Educação e, com isso, comprovar que elas podem trabalhar juntas em prol de uma sociedade melhor, porque, quando o cidadão conhece os direitos e deveres, ele aprende a conviver melhor em sociedade”, explicou a assessora pedagógica do Nupi, Amanda Melo.

Participaram do encontro assessores pedagógicos e gerentes da DDZ, que serão multiplicadores das informações recebidas. Para o chefe da DDZ Leste 2, Daniel Laborda, existe muito conflito entre a comunidade e a escola, que podem ser resolvidos facilmente. “A Semed já realiza ações de conversa com a comunidade em que vários problemas são resolvidos de forma amigável. Esse curso vem capacitar as ações que já realizamos nas escolas e aqui também na DDZ, nós chamamos os familiares para uma conversa, onde tentamos resolver os problemas”, disse Daniel.

O projeto é feito justamente quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou 2023 como “Ano da Justiça Restaurativa na Educação”, para reforçar o combate à violência nas escolas.

De acordo com a assessora da Central de Justiça Restaurativa do TJ-AM, Sabrina Melo, a visita desenvolve a cultura de paz, que deve fazer parte da vida do ser humano, e a parceria com a Semed é uma forma de ampliar essas informações. “No atual momento, ter essa conversa com os educadores é uma forma de tornar a sociedade mais equilibrada. Ninguém vai sair desse curso capacitado como facilitador, estamos em uma fase prévia, quando sensibilizar os profissionais é o nosso objetivo, para que eles entendam como funciona essa ferramenta e que, no futuro, ele possa ser esse facilitador”, comentou Sabrina.

Fotos – Eliton Santos/ Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura remove veículos irregulares e promove melhoria da mobilidade urbana de Manaus

Redação Am

Prefeitura confirma realização de evento durante aniversário da cidade

Redação Am

Prefeitura de Manaus divulga resultado preliminar dos editais de gastronomia do “#SouManaus Passo a Paço 2023”

Redação Am
Sair da versão mobile