Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura e Suframa alinham cooperação técnica e projetos para revitalização do Distrito

Um novo Distrito para Manaus. É com esse conceito que a Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca (Suframa) estão desenvolvendo o termo de abertura de projetos visando uma ampla revitalização de infraestrutura e na área de negócios, turismo, lazer e tecnologia para o bairro nos próximos meses. Nesta terça-feira, 6/7, uma nova reunião entre gestores das entidades federal e municipal foi realizada na sede da Suframa, para alinhar as propostas que vão gerar o termo e um futuro acordo de cooperação técnica entre os órgãos.

A ideia de construir e reavivar um novo Distrito para Manaus já foi tema de reuniões e pauta do prefeito David Almeida no Conselho de Administração da Suframa (CAS) e integra as ações do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que soma, para os próximos dois anos, investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, presente à reunião, lembrou que o prefeito David Almeida sinalizou ao superintende da Suframa, o general Algacir Polsin, que gostaria de transformar o Distrito em mais um atrativo turístico da capital, além de indutor de novos negócios. Ele salientou que em conjunto com o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Implurb, foi montada uma proposta conceitual e a reunião foi um segundo passo de ações para formalização do grupo de trabalho e abertura do gerenciamento de projetos.

“Vamos alinhar internamente mais conceitos para, na próxima reunião, no dia 15, apresentar uma minuta do termo de abertura de projeto mais consolidado. Temos visitado o Distrito Industrial e verificado o potencial de desenvolvimento e mobilidade urbanos. Esse será um Distrito atrativo para intervenções de turismo, lazer, captação de recursos privados, entre outros”, disse Valente.

O diretor-presidente citou o Museu da Indústria, cuja ideia foi apresentada pelo prefeito David Almeida no “Mais Manaus”, que se junta a um parque urbano linear, com dinâmica amazônica, mas agregado à tecnologia, incluindo uma arena de robótica com eventos mundiais.

Em infraestrutura urbanística, um dos pontos é recuperar o calçadão da Suframa, com áreas verdes, de convivência, paisagismo, playground e mobiliários e ampliar os serviços oferecidos para quem chega ou parte pela BR-319.

“Ainda temos os estudos de ocupar áreas deterioradas como da antiga Siderama e do Cecomiz, com operações comerciais e turísticas, tendo o reforço do capital privado. Com o escopo e corpo técnico montados, o momento seguinte é levar o termo ao prefeito e ao superintendente, para que possam homologar o que acharem pertinente em relação a prazos e recursos”, ressaltou Carlos Valente.

Intervenções

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento da Suframa, Manuel Fernandes Amaral, explicou que prefeitura e Suframa trabalham num conceito de melhoria da estrutura da área industrial, com intervenções pensadas para melhorar as condições de infraestrutura da região, permitindo que produza cada vez mais e melhor para a capital e o Amazonas.

“Essa segunda reunião é de alinhamento para definir cronograma de execução e para checar projetos de maneira bem detalhada. Devemos formalizar um acordo de cooperação técnica e posteriormente agregar outros atores, como governo do Estado e estruturas de segurança pública, para ganhar sistematização e efeito sinérgico”, disse Amaral.

Segundo Amaral, a vocação econômica industrial e tecnológica do Distrito o faz um polo eminentemente produtor de riqueza e o objetivo de um Novo Distrito é pensar na humanização para mais de 100 mil trabalhadores que circulam pelo bairro diariamente, entre efetivos, temporários e mão de obra terceirizada.

“Queremos que a área possa agregar famílias, bem-estar, turismo, lazer e o sustentável. Criamos um sistema que gera riqueza, mas que precisa gerar um excelente ambiente social, muito humano, para a cidade, como ocorreu em período passado. Este é o único Distrito que existe no meio da Amazônia, neste porte. E o Distrito merece mais, a cidade merece”, ressaltou o superintendente adjunto.

O presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, disse que é uma diretriz do prefeito David Almeida tornar Manaus uma cidade melhor para as pessoas e para o ambiente de negócios. Ele acredita que o conceito de revitalização apresentado à superintendência, elaborado pela equipe do Implurb, tenha sido o mais consistente e sedutor já visto para o setor.

“O Distrito Industrial é a grande força da nossa economia local e precisa ser muito bem tratado, indo além das obras de revitalização viária. É preciso transformar o Distrito num grande espaço turístico. A reunião de hoje foi importante para definir a gestão do escopo do projeto, onde se definirá os atores envolvidos, incluindo todos os entes – federal, estadual e municipal -, e onde cada um possa assumir sua responsabilidade de acordo com a necessidade de viabilização do projeto”, disse Grijó.

Gestão

O programa “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida no dia 17 de junho, contempla a construção do Museu da Zona Franca de Manaus, a revitalização urbanística do polo industrial, com ações de paisagismo e urbanismo e outros projetos artísticos que tornarão o espaço um importante centro turístico.

“O Distrito vai ganhar uma série de benefícios que configuram o ‘Distrito Turístico’ e tornarão nossa cidade de primeiro mundo, da porta das fábricas para fora, porque ela já é de primeiro mundo da porta das fábricas para dentro”, destacou o prefeito, no lançamento.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito David Almeida anuncia revitalização da praça Padre Pedro Vignola no bairro Cidade Nova

Redação Am

Ageman vistoria implantação da Tarifa Social de Água na comunidade Coliseu, zona Leste de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus entrega escola revitalizada e ampliada à comunidade do bairro Santo Antônio

Redação Am