Cidade

Prefeitura e empresas nacionais inauguram a primeira ‘Casinha de Livros’ em escola ribeirinha de Manaus

A escola municipal Canaã 2, na comunidade Julião, no rio Tarumã, é a primeira unidade de ensino da zona ribeirinha a receber o projeto “Casinha de Livros”. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 28/10, e o projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus em parceria com as empresas Faber Castel e 3M, e produzido pela Cultura Esporte e Cidadania (CEC Brasil).

A “Casinha de Livros” está implantada em 16 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Este ano três unidades receberam o projeto, que na Semed é coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE). As casinhas são compostas inteiramente por materiais recicláveis, além de mesas, cadeiras, teatro de fantoches e acervo com 500 livros, que é variado, com livros de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas, africanos e infantojuvenis.

O diretor do Departamento Geral dos Distritos (DEGD) da Semed, Júnior Mar, agradeceu a parceria com as empresas e disse que a rede municipal de educação está sempre de portas abertas para receber projetos que beneficiem o ensino e aprendizagem dos alunos.

“Em nome do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, agradecemos a parceria entre a empresa Faber Castel, 3M e CEC Brasil, para a realização desse lindo projeto, que fomenta a leitura dos nossos alunos. Sabemos a importância que a leitura tem em transformar vidas. A Semed está sempre disposta em fazer parcerias com empresas que queiram contribuir com a educação de Manaus”, agradeceu Júnior.

O objetivo das casinhas é promover e ampliar a importância da leitura dentro do universo simbólico de comunidades e grupos sociais, formando leitores com consciência de leitura para o futuro.

Cerca de 60 crianças e adolescentes matriculados na escola foram beneficiados com o projeto. A unidade atende alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. De acordo com a gestora da unidade, Érika Souza, ter na escola um espaço com 500 livros é de muita importância para o desenvolvimento da leitura dos alunos.

“Esse é um momento muito importante para a nossa escola. Receber um espaço, com tantos livros de temas atuais, vai contribuir bastante no processo de leitura dos nossos alunos, já que vivemos em uma comunidade onde a comunicação é um pouco difícil. Muitas crianças não têm televisão em casa e nem internet, então é aqui que elas vão encontrar entretenimento”, disse Érika.

A aluna Kaiane Rabelo Dias, 9, do 4º ano, disse que sempre vai estar na casinha lendo. “Eu gostei muito da casinha, vou sempre estar aqui, quero aprender a ler melhor, porque é muito importante. Também quero ensinar minha irmã, gostamos muito de historinhas”, disse a pequena leitora.

Com mais essa inauguração, a prefeitura e empresas parceiras, encerram as entregas das casinhas neste ano, mas de acordo com a coordenadora da CEC Brasil, Natália Rolim, em 2022 mais Casinhas poderão ser implantadas.

“O maior intuito das casinhas é levar a leitura às pessoas que não têm acesso aos livros. Já entregamos em escolas na cidade, mas essa entrega de hoje é de muita importância. Ter a casinha em uma escola ribeirinha vai de acordo com o objetivo do projeto. Encerramos as inaugurações das casinhas e agradeço muito a Prefeitura de Manausc por ter aceitado o nosso projeto e pretendemos voltar no próximo ano com mais casinhas”, disse Natália.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus participa da 4ª edição da Feira Internacional de Gastronomia

Redação Am

Prefeitura recebe equipamentos do Unicef para exames oculares e auditivos em crianças

Redação Am

Prefeitura lança campanha ‘Faça Bonito’ para prevenir violência sexual contra crianças e adolescentes

Redação
Sair da versão mobile