Cidade

Prefeitura divulga cronograma semanal da campanha antirrábica animal

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, irá atuar, entre 21 e 25 de fevereiro, em nove bairros da cidade com as ações da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, iniciada no dia 9 de dezembro, para a imunização de cães e gatos contra raiva.

Nesta segunda-feira, 21/2, as equipes de vacinadores percorreram as ruas dos bairros Alvorada, Dom Pedro, Lírio da Vale, Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, sendo que o trabalho será mantido nesses cinco bairros até quarta-feira, 23/2.

As equipes de vacinadores atuam no horário das 8h às 13h. Podem ser vacinados animais apresentando um bom estado de saúde e que tenham acima de três meses de idade.

Na quinta-feira, 24/2, e na sexta-feira, 25/2, as equipes irão executar o trabalho nos bairros Compensa (Vila Marinho), São Jorge, Tarumã-Açu (Cidade das Tribos, Vivenda Verde e Cachoeira Alta) e Tarumã (Parque dos Nobres).

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, ressalta a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva, zoonose que pode ser transmitida para o ser humano.

“A raiva é uma doença infecciosa que acomete mamíferos, o que inclui morcegos, cães, gatos e o ser humano. A maioria dos casos está relacionada aos morcegos contaminados. A contaminação ocorre muitas vezes quando cães e gatos caçam e têm contato quando encontram o morcego caído no chão. Então, a vacinação de cães e gatos é importante tanto para proteger a saúde dos animais, quanto para reduzir o risco de transmissão da doença para as pessoas. E a vacinação deve ocorrer anualmente”, alerta Rodrigo Araújo, lembrando que a raiva é caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que pode ser transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de mamíferos contaminados pelo vírus.

Serviço

O CCZ ainda mantém durante todo o ano a oferta da vacina contra raiva em dois postos fixos de vacinação que funcionam na própria sede do CCZ, no bairro Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h; e na Unidade Móvel instalada na Minivila Olímpica do bairro Coroado, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.

Para mais informações sobre a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população também pode entrar em contato com o CCZ, somente para mensagens por WhatsApp, nos telefones 98842-8484 e 98842-8359, ou pelo email cczcidadao@pmm.am.gov.br .

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura realiza posse dos conselheiros de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Redação Am

Prefeitura de Manaus entrega mais uma Sala de Recurso para alunos com deficiência em escola municipal

Redação Am

Prefeitura reforça papel da população para controle do Aedes aegypti

Redação Am
Sair da versão mobile