Foram aprovados 110 projetos científicos de 66 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, no Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital n° 004/2021, divulgado na sexta-feira passada, 9/7. Em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) houve projetos aprovados: Sul (22); Rural (25); Oeste (11); Norte (20); Leste I (11); Leste II (15) e; Centro-Sul (06).
O objetivo é apoiar a participação de professores e alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e, também, do ensino médio, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, desenvolvidos nas escolas geridas pela Semed.
De acordo com o edital lançado em março deste ano, os professores coordenadores serão contemplados com bolsas no valor de R$ 560 durante seis meses, e os alunos envolvidos nos projetos receberão R$ 150 por cinco meses.
Rosivaldo Fonseca, assessor da Gerência de Tecnologia Educacional e representante da Semed no PCE, comentou sobre os impactos desses projetos na rede municipal de ensino.
“Isso significa 110 professores produzindo ciência na escola e 330 alunos cientistas em uma imersão no mundo da pesquisa. Reverbera indiretamente em todos os discentes dessas 66 unidades de ensino, objetivando a alfabetização científica aos nossos estudantes. Fazendo com que cheguem ao ensino médio e na graduação com visão de mundo e conhecimentos mais elaborados”, comentou.
Projetos
A unidade de ensino da Semed, que mais se destacou no PCE foi a escola municipal Nossa Senhora das Graças, localizada à margem esquerda do rio Amazonas, na comunidade Jatuarana, zona ribeirinha, na qual teve a aprovação de seis projetos. A gestora da escola, professora Edilane de Menezes, está bastante satisfeita com o resultado.
“Todos os anos, sempre temos projetos aprovados, porém, não podemos esquecer que ainda estamos com a situação da pandemia e que nossos professores, além de organizarem atividades para os alunos que não estão frequentando a escola presencialmente, ainda tiveram a eficiência de elaborar seus projetos e competir com todas as escolas do Estado e prefeitura, tendo 100% de aprovação”, pontuou.
A professora de geografia dessa escola, Thaini Maiara Pereira, teve seu projeto aprovado, intitulado “Identidade e usos comunitários no mapa: cartografia social escolar com tecnologia”, que consiste em fazer uma representação da comunidade pela visão de quem mora, vivência e forma da comunidade. Os alunos participantes serão os estudantes do 6º, 7º e 8º anos, que produzirão mapas sociais identificando os pontos mais importantes da comunidade.
“Esse projeto é uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com os conceitos cartográficos e com a tecnologia, que será utilizada para fazer as imagens e, ainda gerar o sentimento de pertencimento que os leva à valorização da comunidade”, pontuou a professora.
Outra unidade de ensino, que obteve resultado positivo no PCE, foi a escola municipal Professor Álvaro César de Carvalho, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste, com o projeto “Gamificação: aprendendo ciências por meio de jogos digitais”, idealizado pela professora de ciências biológicas, Juliana Viana.
Essa pesquisa científica envolverá os alunos do ensino fundamental II, tendo como objetivo demonstrar a capacidade da utilização do jogo virtual “Plague Inc”, que abrange conteúdos de ciências, como uma ferramenta de ensino e aprendizagem.
“Ter o projeto aprovado no PCE é um privilégio e uma oportunidade de ampliar minha experiência profissional. Esse projeto é importante, porque vai despertar a vocação científica e incentivar novos talentos. Os alunos vão aprender, por meio de experiências visuais, auditivas e sensoriais, além de expressar sua criatividade”, afirmou a educadora.