Cidade

Prefeitura de Manaus suspende reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo, adiada pelo governo federal

Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), adiou, nesta segunda-feira, 29/8, até nova data a ser anunciada, a agenda de reuniões setoriais com os artistas de todos os segmentos, referentes à Lei Paulo Gustavo, devido à Medida Provisória 1.135/22, do governo federal, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda, que permite à União adiar os repasses aos setores da cultura.

A rodada de reuniões setoriais havia sido definida em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizada na última quarta-feira, 24/8, quando ficou definido o período e cronograma em que seriam colhidas as sugestões dos artistas, relativas ao edital Paulo Gustavo.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, informou em nota aos conselheiros, a suspensão das audiências com seus segmentos. “Em razão da Medida Provisória relativa à Lei Paulo Gustavo, que alterou o seu período de implementação, comunicamos que, após consulta, suspenderemos o cronograma das audiências setoriais, que serão retomadas a posteriori”.

Próximos passos

A MP tem validade até 27 de outubro, prorrogável por mais 60 dias, caso a apreciação nas duas casas do Congresso não tenha sido concluída. O prazo para apresentação de emendas pelos deputados e senadores vai até a próxima quarta-feira, 31. A partir de 13 de outubro, a matéria entra em regime de urgência, trancando a pauta de votações.

Na nova redação das leis, a MP, datada da sexta-feira passada, 26, introduz a expressão “fica a União autorizada”, o que na prática retira dos textos em vigor o caráter impositivo. Na Lei Paulo Gustavo e na Lei Aldir Blanc 2, o texto original dizia que “a União entregará” a estados, Distrito Federal e municípios, repasses de, respectivamente, R$ 3,862 bilhões e R$ 3 bilhões.

O Conselho Municipal de Cultura, por orientação do prefeito David Almeida, seguirá trabalhando no estudo e na elaboração dos procedimentos administrativos para a implementação das leis, especialmente a Paulo Gustavo.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura libera vacina contra a influenza para toda a população de Manaus

Redação Am

Ouvidoria municipal do SUS participa de sistema nacional para qualificação dos atendimentos

Redação Am

Espetáculo de Natal no anfiteatro da Ponta Negra irá contar com apoio de voluntários e acessibilidade nesta quinta-feira, 8/12

Redação Am
Sair da versão mobile