Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus realiza workshop para idosos atendidos pelo Cras

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu continuidade, nesta quarta-feira, 18/10, às atividades do 1º Workshop do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas e atrações musicais sendo oferecidas à população idosa atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das zonas Centro-Sul e Sul da capital.

Iniciado na terça-feira, 17/10, o workshop tem o objetivo de promover uma programação rica em qualificação e lazer aos grupos do serviço de convivência atendidos pelos 20 Cras administrados pela gestão municipal em todas as zonas da cidade. O segundo dia do evento ocorreu no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro Aparecida, na zona Centro-Sul.

“Esse é um projeto fundamental para a Prefeitura de Manaus, no que diz respeito a demonstrar para a população a preocupação da gestão com as mulheres, as crianças e os idosos atendidos pelo nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Passamos pouco mais de dois anos em uma pandemia que forçou muitos a permanecerem dentro de suas casas, de suas realidades, muitas vezes, marcadas pela vulnerabilidade social, então é muito importante que retornemos ao nosso fluxo de trabalho e o intensifiquemos em prol dessas famílias”, afirmou a diretora de Área de Proteção Social da Semasc, Aninha Nascimento.

Durante a manhã de atividades, foram realizadas oficinas de artesanato, confecção de bijuterias e aulas de dança, além de uma apresentação musical, comandada pela cantora Maria Vanessa. De acordo com Josieth Araújo, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a iniciativa, além de pioneira, consolida o trabalho já realizado pelo serviço dentro da Proteção Social Básica do município.

“É uma programação pensada especialmente com o lazer e a interação social desses idosos em mente, trazendo também a questão da qualificação em único espaço de fácil acesso. O que estamos fazendo com esse workshop é pegar o trabalho que já realizamos, diariamente, com os grupos do serviço de convivência e aumentar seu escopo, reunindo diferentes grupos, suas diferentes vivências, e estimulando, ainda mais, a socialização e o fortalecimento de vínculos dessas pessoas”, explicou.   

Aposentada referenciada no Cras Cachoeirinha, Graça Benedeto, de 72 anos, participou do workshop e agradeceu à prefeitura pela realização do evento. “Estou achando tudo maravilhoso e creio que deveriam realizar mais eventos como este ao longo do ano, pois é muito legal mesmo! Já dancei bastante e já conversei muito com as minhas amigas, então é tudo de bom, só tenho a agradecer”, destacou.

A programação do 1º Workshop do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos continua nos dias 19 e 20/10, nos Centros de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, e Padre Pedro Vignola, na zona Norte, oferecendo mais oficinas e atividades lúdicas aos grupos atendidos pelos equipamentos socioassistenciais de cada zona.

Foto – Diego Lima/Semasc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Jovens contemplados em projeto da prefeitura apresentam espetáculo de dança

Redação Am

Prefeitura integra força-tarefa de combate ao crime organizado no Estado

Redação Am

CCC se reúne com FAB e secretarias municipais e estaduais para organização da Esquadrilha da Fumaça

Redação Am