A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta quarta-feira, 7/12, palestras e treinamentos direcionados aos engenheiros do órgão. A ação conta com a participação do ex-secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo (SP), o engenheiro civil Vitor Levy Castex Aly, para relatar experiências obtidas na gestão do ex-prefeito Bruno Covas.
O palestrante trouxe experiência e muito conhecimento para a equipe da Seminf. Mostrou dados, citou criticidades e sucessos da gestão. O primeiro “Seminário Seminf” foca no conteúdo prático, e o objetivo é colocar as técnicas na rotina do dia a dia, melhorando de forma significativa a infraestrutura da capital.
No início da palestra, Vitor Aly elogiou a cidade de Manaus e parabenizou pela limpeza e o trabalho em relação ao asfaltamento, que vem crescendo e ganhando visibilidade em todas as regiões.
“Eu fiz esse elogio ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Júnior: foi sobre a limpeza da cidade. A cidade é limpa e isso é um bom sinal. E o segundo ponto, é o asfalto. O trabalho que está sendo realizado é muito maior e visível em relação ao que temos em São Paulo, então a equipe toda está de parabéns”, elogiou Vitor.
Na sequência, o engenheiro compartilhou a sua visita na rua Atlântica, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, onde uma cratera se abriu na quinta-feira passada, 1º/12, devido às fortes chuvas, e conta que durante a sua gestão enfrentou uma situação parecida.
“Eu visitei ontem a rua Atlântica e acompanhei as obras, e como eu costumo dizer, as soluções têm características peculiares para cada um dos problemas. Assim como eu, já percebi que essa turma da Seminf é apaixonada pela engenharia na área da infraestrutura. Todo projeto é único, mas não existe uma solução única, então nós como profissionais estamos sendo demandados e desafiados todo o tempo e agora eu pude ver que a Seminf está no local empregando qualidade para entregar o melhor”.
O subsecretário da Seminf, Heliatan Botelho, explica a importância de ter o Vitor Aly como palestrante e aponta alguns projetos que estão sendo implantados na cidade.
“Como São Paulo, que é a 5ª maior metrópole do mundo, e tem muitos problemas na infraestrutura, a ideia do secretário Renato Júnior, em trazer um engenheiro com muito conhecimento técnico para palestrar, foi justamente para ele compartilhar as experiências e os cases de sucesso. E aproveitando que ele apontou alguns cases que foram implantados em São Paulo, nós já estamos trazendo para Manaus, um deles: é o ‘Escritório de Gerenciamento de Projetos’, que já implantamos na Seminf, e iniciou há três semanas. Um dos outros projetos que estamos em desenvolvimento há seis meses é a ‘Gestão de Processos’. Essa palestra foi a cereja do bolo para empregar mais conhecimentos naquilo que estamos desenvolvendo”, explica Heliatan.
O engenheiro Edinaldo Ramos, mais conhecido nas obras como Soldado, expressa a sua felicidade em acompanhar a palestra. “Eu me sinto privilegiado, e estou muito agradecido, assim como todos os chefes dos distritos, pois, tivemos mais uma oportunidade de nos qualificar e poder tirar nossas dúvidas com alguém tão experiente”, disse.
A engenheira Socorro Diniz se surpreendeu e compartilhou que não estava esperando por tanto conhecimento, e mais uma vez a Seminf surpreendeu.
“Eu não estava esperando por tantas informações enriquecedoras, que são necessárias para nós chefes dos distritos. Coisas que vemos no dia a dia e precisamos colocar em prática, não só nós como os nossos gestores, então esta palestra foi excelente para todos”, agradeceu.