Cidade

Prefeitura de Manaus realiza Scratch Day com estudantes da zona norte

Com o intuito de potencializar o desenvolvimento da fluência computacional, a computação criativa e a educação 4.0, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 5/8, o “Scratch Day” da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação ocorreu no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Dra. Viviane Estrela, no bairro Lago Azul, zona Norte.

O Scratch é um software educacional, sendo um sistema de programação em bloco, que está disponível em todos os Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs) da Semed. A ferramenta pedagógica tem o intuito de combinar os blocos, fazendo com o que o estudante use sua criatividade, criticidade e raciocínio lógico.

Para a assessora de tecnologias da DDZ Norte, Kelly Ojopi, o evento impulsionou o ensino e aprendizagem dos estudantes, voltados à perspectiva da Cultura Maker e Educação 4.0.

“O ‘Scratch Day’ é um evento internacional e compartilhar essa iniciativa com nossos alunos é uma satisfação, porque a computação plugada e desplugada aliada a uma educação criativa contribui significativamente para o aprendizado dos nossos estudantes. Foi um momento muito acolhedor e de integração entre as escolas da nossa DDZ Norte”, ressaltou Kelly Ojopi.

O evento ocorreu durante o turno matutino e vespertino, com a participação de cerca de 400 estudantes de escolas coordenadas pela DDZ Norte, bem como a presença de coordenadores dos CTEs, assessores pedagógicos e parceiros, como a Super Ensino, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. 

Estação

No evento, existiam nove espaços lúdicos, denominados de estações, a fim de oportunizar aos alunos o acesso a diversos tipos de linguagem de programação, como atividades desplugadas, que são aquelas em que não é preciso o uso de computadores; além de espaço cultura maker “Oficinas Mão na Massa”; oficinas; e dinâmicas com aparatos tecnológicos.

Entre as estações, estava o espaço “Pintando o set no Scratch no Lucila”, coordenado pela professora Lilian Cristina, da escola municipal Lucila Freitas, localizada no bairro Colônia Santo Antônio, na zona Norte. A educadora explicou sobre as funcionalidades do espaço.

“Em nossa estação, temos os jogos que são trabalhados por meio de materiais recicláveis, que são criados e pensados a partir da ideia de que o ser humano está produzindo muito lixo. Nesse sentido, transformamos esse material, o lixo, em luxo. O Scratch apresenta essa inovação para a gente por meio da matemática e do raciocínio lógico”, enfatizou Lilian Cristina.

Experiência

Para a aluna do 9° ano da escola municipal Lucila Freitas, Antônia Beatriz, o “Scratch Day” foi um dia de novos aprendizados. “O evento está sendo muito legal e é um incentivo para as crianças a terem mais oportunidades para criarem jogos e brinquedos inovadores. Estou bastante feliz, porque é uma experiência incrível”, comentou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura reforça apoio para organizar o trânsito em locais de vacinação em Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de saúde do sistema prisional sobre manejo clínico das ISTs

Redação Am

Em uma semana, Prefeitura de Manaus recupera 90 ruas com trabalhos de recuperação asfáltica

Redação Am
Sair da versão mobile