Cidade

Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento com entidades parceiras do ‘Oca Vai à Escola’

Com a finalidade de compartilhar estratégias para despertar a importância de preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 15/2, uma reunião para alinhar as ações do projeto “Oca Vai à Escola”. O encontro ocorreu no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, zona Centro-Sul, e contou com a presença de representantes de órgãos do Executivo Estadual e de instituições, que desenvolvem ações voltadas à proteção ambiental.

A iniciativa é desenvolvida, por meio de encontros e oficinas, com alunos do Ensino Fundamental I e II, das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O principal objetivo é sensibilizar os envolvidos sobre a importância das questões ambientais, preservação da fauna e dos recursos hídricos, meio ambiente e cidadania, arborização e descarte correto de resíduos.

Segundo a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Érica Amorim, a parceria com demais grupos e instituições é positiva, a fim de trabalhar a educação ambiental não formal na rede municipal de ensino.

“Estamos iniciando essa parceria em 2023 com 15 instituições, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, secretarias municipais e instituições que vão ao encontro da temática de educação ambiental. Então, a Semed une forças para de fato desenvolver a educação integral dos nossos estudantes. Vamos atender uma média de três mil alunos em dez escolas das sete DDZs”, explicou a educadora.

A previsão é que o projeto inicie na primeira semana de março e finalize no mês de novembro.

Parceiros

Entre as instituições que contribuem para o projeto estão: Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp); Instituto Soka Amazônia; Bombeiros Civis; Grupo Suçuarana; e Grupo Grito pela Vida.

Para o diretor do Grupo Suçuarana, Haldene da Costa, o encontro foi proveitoso. O respectivo grupo é composto por voluntários da sociedade civil, voltado ao resgate em ambiente de selva e às questões socioambientais.

“A expectativa para a ação é sempre a melhor possível, tendo em vista que é um trabalho de educação ambiental, no qual a gente visa o crescimento e a orientação para as crianças. Isso vai contribuir muito para a formação dos futuros cidadãos”, disse o diretor.

Outro parceiro é o arqueólogo e pesquisador Nogueira Almeida, que possui experiência em arqueologia preventiva e educação patrimonial. Ele compartilhou conhecimentos para o programa, no sentido de promover novas informações aos estudantes.

“Esse projeto é pioneiro e desde o início fui convidado a levar o conhecimento arqueológico às escolas, diferente do que está presente na matriz curricular. Espero que em 2023 consigamos obter mais êxito”, declarou Almeida.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus e dois shoppings terão vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 21/1

Redação Am

Rede municipal de ensino da prefeitura recebe emenda parlamentar voltada à educação especial

Redação Am

Prefeitura destaca Pré-Natal do Parceiro como porta de entrada dos homens na atenção básica à saúde

Redação Am
Sair da versão mobile