Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus realiza projeto pedagógico cultural em escola municipal da zona Leste

Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 4/8, a apresentação do projeto pedagógico cultural “Encontro com a Palavra”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O evento ocorreu na escola municipal Roberto dos Santos Vieira, localizada no conjunto João Paulo II, Jorge Teixeira, zona Leste.

O projeto tem por objetivo reconhecer e promover a unidade de ensino como espaço de circulação e produção da diversidade cultural, contribuindo para a formação dos alunos e ampliando o repertório cultural da comunidade escolar.

O projeto Concultura contemplou as escolas municipais Roberto dos Santos Vieira, zona urbana; Kanata T-ykua e Dian Kelly, localizadas na zona ribeirinha. Cada unidade recebeu mil livros do Conselho Municipal de Cultura.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, a iniciativa é bastante positiva para o ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal.

“Esse projeto é maravilhoso, porque a doação desses livros da Secretaria de Cultura para a Secretaria de Educação transformou livros abandonados em arte. Com a expressão das crianças, que já leem com desenvoltura, portanto, vamos multiplicar essa ação, porque na gestão do prefeito David Almeida, educação e cultura caminham juntas”, pontuou Avelino.

O subsecretário de Gestão Educacional, professor Carlos Guedelha, também destacou a importância da leitura para os estudantes da rede municipal de ensino.

“A função da escola é formar o cidadão, então isso só é possível com o acesso ao mundo da leitura e escrita. Esse projeto é de suma importância, porque coloca as crianças em condições de leitura e produção de textos, aqui vimos crianças do 1°, 2° e 3° ano lendo com bastante qualidade, então isso significa que a escola está cumprindo o seu papel”, observou.

O poeta Tenório Telles, presidente do Concultura, informou que o conselho proporciona novas experiências pedagógicas.

“Esse projeto estimula o conhecimento, a leitura e a aprendizagem, sendo isso fundamental para o processo de formação das crianças. Com essa ação, a Prefeitura de Manaus gera um enriquecimento cultural das crianças e jovens, assim a educação municipal dá um passo à frente no aprendizado dos alunos”, declarou.

Apresentações

De modo lúdico e criativo, os alunos fizeram diversas apresentações com os livros que receberam. Os estudantes do 1° e 2° ano contaram a história da lenda amazônica “Mapinguari”. A turma do 3° ano “A” realizou uma apresentação por meio da poesia e releitura, e as crianças do 3° ano “B” realizaram a exposição de cartazes e recitação de poesias. As turmas fundamentaram as apresentações no livro “Emma e as Estrelas das Águas”, da autora Alessandra Karla Leite.

Os estudantes do 4° ano “B” recitaram a poesia “Canção da Esperança”, de Tenório Telles, e os alunos do 5° ano “A” declamaram poesias. Na ocasião, também houve a exposição de livros nas salas de aula.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito assina novas progressões de servidores da Educação

Redação Am

Prefeitura realiza seminário sobre turismo religioso em Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus executa serviços de limpeza em todas as zonas da cidade

Redação Am