Portal Uno Midias
Cotidiano

Prefeitura de Manaus realiza práticas pedagógicas voltadas para a preservação da Língua Materna Indígena 

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 30/10, atividades pedagógicas no Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígena (EELMCTI) Gavião, localizado na comunidade Tarumã-Açu, zona rural de Manaus. A atividade também será realizada na sexta-feira, 31, no espaço Kurasi Wera, localizado no rio Cuieiras, aldeia Yamuatiri Anama. 

A ação é realizada por meio do projeto societário “Histórias e Lendas do Povo Sateré-Mawé da Aldeia Gavião”, que tem como objetivo preservar e transmitir às novas gerações as tradições, saberes e narrativas do povo Sateré-Mawé. Durante a ação, foram realizadas rodas de conversa com estudantes e anciãos, além de atividades culturais e práticas pedagógicas voltadas ao aprendizado da língua materna Sateré-Mawé. 

A prática pedagógica é realizada pela Gerência da Educação Escolar Indígena (Geei), com o apoio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), fortalecendo o trabalho integrado desenvolvido pela Semed junto às comunidades indígenas. 

Na oportunidade, a gerente de Educação Escolar Indígena, Eneida Afonso, reforçou que a preservação das tradições e costumes continua sendo um pilar importante para a construção da identidade desses povos. “A identidade indígena não se perde pela residência em um contexto urbano. Pelo contrário, é uma oportunidade de mostrar a força e a continuidade das nossas raízes”, afirmou.  

De acordo com a professora Mirele de Souza, que atua diretamente com o povo Sateré-Mawé, a revitalização da língua e o fortalecimento das tradições são fundamentais. “A revitalização de nossa cultura e o fortalecimento de nossa língua materna são de suma importância, perpetuando-se de geração em geração, desde o período gestacional até o momento atual”, destacou a educadora.  

Durante o ano letivo, foram realizadas atividades coletivas práticas, preservando a história do povo Sateré-Mawé, da aldeia Gavião Tawa Hywi, através de apresentações dos estudos do ano letivo como “A História do Porco Invisível Hamavt”; “O Sumiço do Cachorro Lobinho Aware”; “A Lenda do Guaraná Warana”.

A representante da aldeia Gavião, Terezinha de Souza, destacou o privilégio de receber a equipe da Semed no local. “É sempre uma satisfação acolher toda a equipe da Semed durante o assessoramento pedagógico. Nós sentimos que somos ouvidos e amparados por eles”, afirmou Terezinha.

Texto – Thalia Rodrigues /Semed 

Foto –  Divulgação/ Semed 

The post <strong>Prefeitura de Manaus realiza práticas pedagógicas voltadas para a preservação da Língua Materna Indígena </strong> appeared first on Blitz Amazônico.

RELACIONADOS

Prontuário digital de pacientes será disponibilizado aos médicos

Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição da Oficina do Projeto ‘English for Kids’ 2024

CMDU tem aprovação integral de 74% dos processos analisados e alta de 19% no volume em 2024

Redação