A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), encerrou nesta quarta-feira, 30/11, as comemorações em alusão ao “Novembro Azul”, mês dedicado ao alerta sobre os cuidados com a saúde masculina. No decorrer da campanha, a Seminf atendeu mais de 300 colaboradores, muitos nunca tinham realizado os exames. Cada distrito de obras realizou ações de conscientização e indicou os postos de saúde para o atendimento.
No distrito do Morro da Liberdade, foram cerca de 30 atendimentos; no Centro Histórico de Manaus, 35 atendimentos; no distrito do São José, 54 atendimentos; e na fábrica de Artefatos, mais de 59 servidores aderiram ao programa e realizaram os exames. Os distritos de obras nos bairros Flores, Jorge Teixeira, Colônia Antônio Aleixo, em parceria realizaram mais de 100 atendimentos; e na sede da Seminf foram feitos, em média, 15 atendimentos diários durante todo o mês. Os servidores realizaram exames laboratoriais, de imagens, vacinas e atendimentos com clínico geral.
De acordo com a gerente do Serviço Social da Seminf, Daniele Melo, as ações alcançaram as expectativas e a procura foi bem positiva. Ela destacou que essa foi uma oportunidade para muitos servidores, que nunca tinham realizado exames.
“Nosso intuito foi de conscientizar nossos servidores, da necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Ser homem é também se cuidar, é praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e também fazer o exame da próstata anualmente. Quero agradecer ao secretário de Obras Renato Júnior e ao nosso subsecretário Heliatan Botelho, que com sensibilidade abraçaram a campanha”, concluiu Daniele.
O servidor Ezequiel Borges foi um dos colaboradores que aderiu à campanha e agora está com os exames todos em dias.
“Aproveitei tudo, me consultei, fiz meus exames e já vou começar o ano novo em dia com minha saúde. É muito importante cuidarmos da saúde, seja no exame de próstata ou qualquer outro. Cuidar da saúde é importante para todos nós”, concluiu Borges.