A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 25/7, a Feira Municipal de Matemática 2023, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte. O tema foi “Matemática e Sustentabilidade”, com a participação de professores orientadores e estudantes, de cerca de 40 unidades de ensino, das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede de ensino.
Essa ação visa despertar nos estudantes um maior interesse na aprendizagem do componente curricular Matemática, além de promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nessa área. A Feira Municipal é uma etapa da Feira Amazonense de Matemática, em outubro deste ano.
“Então, essa é a etapa em que os municípios organizam as feiras, mostrando as práticas exitosas em relação à metodologia para o componente da disciplina. Este ano, os trabalhos apresentados estão todos pautados nesse tema Matemática e Sustentabilidade. A ideia é estimular nos estudantes ações sustentáveis, por meio da Matemática”, explicou a coordenadora do programa Matemática Viva, Giselle Souza.
Pedagógico
Os estudantes são estimulados a participar do evento, por meio do Programa “Matemática Viva”, que valoriza o conhecimento cotidiano do educando com tendências em Educação Matemática. Com isso, a iniciativa estabelece um diálogo entre o conhecimento escolar e do cotidiano, com aplicações reais em situações concretas, valorizando os métodos próprios do estudante para resolver situações-problema.
“A Semed tem um programa institucional, o Matemática Viva. Essa feira também se tornou uma ação desse programa. Realizamos essa ação desde 2018 com toda essa exposição de trabalhos pedagógicos e os professores fizeram o possível para socializar também suas práticas exitosas em sala de aula”, disse Giselle Souza.
Organização
A comissão organizadora da Semed, composta pelos assessores interdisciplinares das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e assessores da Pasta Curricular de Matemática, da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), avaliou os trabalhos apresentados. Essa ação é executada, de acordo com termo de cooperação assinado com as instituições parceiras, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Tecnológico Federal do Amazonas (Ifam).
Participantes
Entre os trabalhos pedagógicos compartilhados no evento, estava o “Curumim Protetor”. A proposta surgiu da necessidade de desenvolver operações matemáticas simples com a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola municipal Jorge de Rezende Sobrinho, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste. O jogo didático visa explorar a contagem e sequência, reconhecer a ordem crescente e decrescente, reconhecer números até 100, além de desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
“Esse trabalho nasceu da necessidade de explicar, para os alunos da EJA especial, a Matemática básica, no caso a adição e subtração. Assim, os estudantes vão desenvolvendo a contagem até 100, entendem o processo das operações, a ordem crescente e decrescente, sequência numérica, entre outras habilidades, que a gente vai desenvolvendo no decorrer da aula”, esclareceu a professora orientadora, Roberta Rocha.
O estudante Antônio França, 19 anos, da escola municipal Jorge de Rezende Sobrinho ficou feliz em ter participado dessa ação pedagógica.
“Está sendo bacana participar devido ao envolvimento na Matemática. Por tudo que essa feira traz de conhecimentos para as pessoas. Espero que aconteçam outras feiras como essa”, finalizou o estudante.
Fotos – Eliton Santos / Semed