O Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, da Prefeitura de Manaus, realizou a “Feira do Conhecimento”, na tarde desta quinta-feira, 22/6, envolvendo mais de 1.300 alunos da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. A ação contou ainda com responsáveis e comunitários do bairro Lago Azul, na zona Norte.
A atividade teve finalidade de promover intercâmbios de aprendizagens, com práticas pedagógicas desenvolvidas no 1º semestre do ano letivo, segundo o gestor da unidade, Anderson Rodrigues.
“Essa feira não é limitada a uma disciplina, ela vai além de todos os componentes curriculares que o professor desenvolveu em sala de aula. Ela envolve a tecnologia, nossos sistemas experimentais que aí tem inglês, espanhol, a área da tecnologia. Então, tudo isso a gente está reunindo pra apresentar à comunidade esses projetos”, explicou o gestor.
Também foi realizada a primeira edição “Cine Star Show“, que teve intenção de revelar novos talentos da unidade de ensino, dentro da música, da dança, do teatro e poesia.
O evento contou com 48 salas temáticas, entre elas: jogos no processo de alfabetização, reconhecendo as vogais, educação financeira, animais em extinção no Brasil, reciclagem – brinquedos de sucata¸ reconhecendo os gêneros textuais, arte fora do museu e aprendendo com a literatura de cordel.
Além disso, foram oferecidos serviços voltados à comunidade como vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, exame oftalmológico, entre outros.
“A nossa escola tem esse diferencial de trabalhar educação integral, como proposta, como concepção. Esse momento é também para a gente socializar com os pais, com a família, com a comunidade, aquilo que nós fizemos no primeiro semestre. Então, reunimos todas as atividades que foram trabalhadas pelos professores com os alunos, para que as famílias pudessem conhecer também”, salientou o gestor da unidade, Anderson Rodrigues.
Dentre os inúmeros alunos envolvidos na ação, tinha o pequeno Arthur Sales, de 9 anos, do 4º ano do ensino fundamental. Ele participou da sala temática “Aprendendo com a literatura de cordel”. Segundo o estudante, a feira o ajudou a ampliar os conhecimentos sobre a estruturação de um cordel.
“Eu gostei demais porque tivemos a oportunidade de fazer o nosso próprio cordão, de aprender mais sobre cordel “, destacou.
O público aprendeu até sobre educação financeira, com uma atividade que trabalhou de forma pedagógica e ilustrativa, um planejamento financeiro para fazer uma reserva financeira.
“Esse tipo de ensinamento é muito importante nessa fase, para a criança crescer sabendo que dinheiro precisa ser gasto corretamente, que devemos guardar, enfim, que precisamos nos planejar financeiramente. E prova que está dando certo esse trabalho é mudança de comportamento em relação a dinheiro. Hoje, ela já entende que devemos ter cautela com dinheiro. Então só tenho a agradecer à professora pelo trabalho que está sendo feito”, enfatizou a artesã Gilmara Saldanha, mãe da estudante Giovanna Saldanha, de 6 anos, do 1º ano.
Fotos – Cleomir Santos / Semed