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Prefeitura de Manaus realiza encerramento da primeira ‘Semana do TDAH’ na educação municipal

Para informar, orientar e sensibilizar a comunidade escolar sobre como lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 1º/8, o encerramento da primeira “Semana do TDAH da Semed”. O evento ocorreu no auditório da pasta, na avenida Maceió, zona Centro-Sul, e contou com a participação de professores, gestores, assessores pedagógicos e alunos, que também foram premiados pelas atividades desenvolvidas durante a semana.

Essa ação, promovida pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), foi realizada nas unidades de ensino em julho, onde os alunos fizeram várias atividades com responsáveis e professores.

Para o diretor do Departamento de Gestão de Educacional (Dege), Anézio Mar, esse encerramento é a celebração de um momento muito importante para a rede municipal. “Esse é um trabalho que ocorreu em julho nas escolas e hoje vamos premiar esses alunos. Mais do que isso, estamos celebrando a inclusão, que é a nossa vitória e uma prioridade na gestão do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida”, declarou Anézio.

A “Semana do TDAH”  foi instituída a partir da Lei nº 14.020, de 20 de julho de 2020, aprovada pelo Congresso Nacional em junho, e sancionada neste mês de julho.

“Nosso objetivo é conscientizar toda a comunidade escolar, trabalhando o aspecto da compreensão, inclusão, aceitação dos amigos de classe com características próprias e que precisam ser compreendidos. E para os professores, nós convidamos especialistas para explicar de forma bem prática como eles podem usar o conhecimento na sala de aula e incluir esses alunos no processo de aprendizagem e ajudá-los a superar as dificuldades do transtorno. Nós também passamos informações para os pais ou responsáveis de como eles podem ajudar, da melhor forma possível, a superar o TDAH”, explicou a coordenadora do Cemasp, Karla Loura Menezes.

De acordo com a professora Soraya Freire, que leciona na escola municipal Thomás Meireles, no bairro Petrópolis, zona Sul, é muito importante desenvolver atividades com os alunos, professores e a família.

“Todos nós precisamos estar preparados para atuar com essas crianças e adolescentes. Na minha sala existem três crianças com o transtorno, e para mim é gratificante compreender   as necessidades desses alunos e toda vez que a Semed realiza uma ação dessa, o professor aprende cada vez mais e a família também”, comentou a professora.

Premiação

Foram premiados alunos dos anos iniciais e finais, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Grêmio Estudantil e ainda as Divisões Distritais Zonais (DDZs), que receberam troféus, medalhas e placas para as escolas.

Maria Eduarda Costa, 12, do 7º ano do ensino fundamental, da escola municipal  Pintor Leonardo da Vinci, que faz parte da DDZ Oeste, foi uma das premiadas com um troféu. A estudante fez o desenho de um aluno sozinho em sala de aula. 

“Eu quis mostrar com o meu desenho como seria o mundo da pessoa com TDAH, que para muitas pessoas parece normal, mas que para eles é diferente e nós precisamos respeitar. Então desenhei um aluno na sala de aula, como se estivesse sozinho, no mundo dele”, disse a aluna.

Fotos – Eliton Santos / Semed

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